O que seria do Carnaval do Rio de Janeiro sem seus musos e musas, aquelas pessoas que se destacam em meio aos componentes das escolas de samba e blocos, com seu brilho e samba no pé? O modelo e coreógrafo Fábio Alves, de 44 anos, Mister Bumbum, esse ano é rei da bateria do bloco Bafo da Onça, além de muso e coreógrafo da São Clemente, que desfila na Série Ouro, na Avenida Marquês de Sapucaí.
O seu quadril de 116 centímetros lhe valeu, em 2019, o título de “Bumbum Masculino Mais Bonito do Brasil” pelo site Observatório G. Com a honraria, posou para ensaios em revistas masculinas. No Carnaval de 2022, foi destaque da agremiação Piedade, no Espírito Santo, e muso do Camarote da escola de samba Porto da Pedra, na Sapucaí.
“Eu tenho uma expectativa muito boa por estar fazendo o que eu gosto no Bafo da Onça e na São Clemente. Este ano, além de sambar, vou poder interpretar. Adoro quando tem essa junção”, disse Fábio, que está contando os dias para brilhar na folia.
“O desfile no bloco Bafo da Onça tem uma energia incrível porque é o carnaval do povo, que acontece na rua e leva multidões. Eu venho no coração do bloco como Rei da Bateria. Já na São Clemente é o carnaval do glamour que todo mundo espera encontrar no Rio de Janeiro. Eu tenho um compromisso maior, pois, além de muso, sou coreógrafo de uma ala que venho interagindo. São 60 pessoas que ficam sob minha responsabilidade”, contou o muso.
O bloco desfila na segunda-feira de Carnaval, no próximo dia 20, pelas ruas do Centro do Rio. Já a São Clemente será a sétima a desfilar na madrugada de sexta (18) para sábado (19), com entrada prevista à 01h30.
Fábio conta que não enfrentou nenhum preconceito ao ser apresentado nas agremiações. “Na São Clemente aconteceu algo muito bacana que foi a feijoada que fizeram pra apresentação das musas e do muso com direito a faixa e tudo. Já na Piedade, em Espírito Santo, estarei me apresentando no ensaio técnico. Graças a Deus não tive nenhum problema similar no bloco. As pessoas só me fazem elogios ao samba, corpo e simpatia. E me deixa muito feliz por isso”, recorda ele.
Para ele, desfilar em frente aos ritmistas da Bafo da Onça é uma grande emoção. “É uma energia única vir no coração desse bloco desde 2015 como Rei da Bateria. Quando entrei, eles colocaram mais de 150 mulheres como ritmistas. Sou muito honrado em estar com o Bafo da Onça por esses anos. Um spoiler é que as feras estarão soltas na avenida!", conta.
Na São Clemente, ele também tem uma trajetória vitoriosa. “Sou coreógrafo de uma ala que me acompanha desde 2015. Já passamos por algumas escolas ganhando prêmios de melhor ala, melhor coreógrafo e melhor destaque do Carnaval por dois anos consecutivos. É minha estreia como muso e coreógrafo dessa escola linda que tem me encantado. Já fui coreógráfo em várias escolas. As últimas foram Porto da Pedra e Cubango”, lembra Fábio.
O muso sempre teve o bumbum avantajado. “O bumbum já é genética de família tanto de pai quanto do lado da família da minha mãe. Junto a isso vieram os treinos que intensificaram. Eu treino quase 25 anos pesado”, explica. A beleza desta parte do corpo propiciou que ele recebesse “cantadas”. Embora hoje ele lide bem, nem sempre foi assim. “Hoje lido com naturalidade. Mas, já fui muito tímido e não sabia o que fazer quando davam em cima de mim. Hoje fico lisonjeado quando alguém vem me elogiar", conclui.