Operação realizada pelo Ibama nesta quarta-feira (15) em Boa Vista (RR), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), resultou na apreensão de 4,4 toneladas de cassiterita extraída em garimpo ilegal instalado na Terra Indígena Yanomami. O produto, avaliado em R$ 370 mil, estava sendo beneficiado em depósito clandestino.
A atividade de beneficiamento do minério depende de autorização do órgão ambiental competente e de concessão de lavra garimpeira emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Os autos de infração aplicados pelos agentes ambientais totalizam R$ 210 mil.
A equipe de fiscalização também apreendeu o maquinário usado no beneficiamento e instrumentos para transporte e armazenamento do produto. Três pessoas foram presas em flagrante por agentes da PRF e conduzidas à delegacia. Crimes ambientais e de usurpação de bens da União estão em investigação, e o MPT avalia possível situação análoga à escravidão das pessoas que realizavam o beneficiamento.