Segunda a desfilar na noite do Grupo Especial carioca, nesta segunda-feira (20), a centenária de Madureira tomou a avenida com o seu manto azul e o grito da sua emblemática águia. Com o enredo "O azul que vem do infinito", dos carnavalescos Márcia e Renato Lage, a escola exaltou a sua própria história – como primeira agremiação a alcançar 100 anos – e fez uma homenagem ao seu orixá: Oxum.
Além do azul, os carnavalescos abusaram do dourado, que simbolizou o ouro das conquistas portelenses. A escola já faturou 22 títulos, contando com um heptacampeonato e um tetracampeonato. Esse ano, os cinco carros alegóricos da Portela tiveram dimensões maiores e as fantasias esbanjaram brilho e luxo.
A águia, maior ícone da escola, ganhou uma roupagem especial e voou mais alto do que nunca na avenida, colorindo a Sapucaí de azul, branco e muito ouro.
Um dos carros deu trabalho para entrar na Avenida (foto acima), com um pequeno incêndio, mas o problema foi resolvido. Sheron Menezes, Adriane Galisteu e Luiza Brunet desfilaram junto com a Rainha da Bateria, Bianca Monteiro.