A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pretende criar um Centro de Atendimento de Saúde para estudantes, professores e técnicos. O objetivo é assegurar a prevenção, assistência e promoção da saúde da comunidade acadêmica.
Para isso, o reitor Mario Carneiro esteve na Universidade de Campinas (Unicamp) para conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), que atua há 37 anos com atendimento gratuito em diversas especialidades médicas.
"O nosso intuito é implementar políticas de saúde para o trabalhador, com equipe multiprofissonal e interdisciplinar qualificada, garantindo a melhora na qualidade de vida da comunidade uerjiana", afirmou Mario Carneiro.
O Cecom funciona num prédio de três andares, com alas destinadas às áreas de Clínica Médica, Enfermagem e Odontologia. São 165 funcionários no total, trabalhando no acolhimento, prevenção e atendimento básico em mais de 40 consultórios.
Entre as especialidades estão clínica geral, oftalmologia, ginecologia, serviço social, cardiologia, dermatologia, infectologia, nutrição, fisioterapia e saúde mental.
Para o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a troca de experiências permite um aprimoramento de ações institucionais. “Com esse tipo de troca, podemos acelerar o processo de aprendizado institucional”, avalia Meirelles.
O reitor da Uerj lembra que a criação de um Centro de Atendimento de Saúde é um desejo antigo da comunidade uerjiana. "A intenção é a promoção da saúde do trabalhador", declarou Carneiro.