TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Mulheres com câncer denunciam situação vexatória em evento promovido pelo Governo do Estado/RJ

"Parecia que nós estávamos invisíveis, desde a entrada no salão", conta uma participante do evento

Por Anderson Madeira em 11/03/2023 às 21:52:17

Foto: Carlos Magno/Governo Estado-RJ

O que era para ser um evento de comemoração virou uma situação vexatória e para ser esquecida. Em novembro do ano passado, um grupo de 15 mulheres com câncer foram convidadas para posar em um calendário promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim), do Governo do Estado, e fizeram fotos sensuais e com roupas de festa. Porém, passados vários meses, nenhum calendário havia sido entregue. No último dia 8 – Dia Internacional da Mulher – participaram, a convite, de um evento no Palácio Guanabara, para lançar o calendário. Mas elas sequer foram citadas e só receberam sete exemplares do calendário cada uma, ao invés dos 50 prometidos, no final da cerimônia.

“Realmente foi muito constrangedor! Já estava sendo porque eu anunciei ao meu mastologista e aos meus outros médicos, amigos e familiares que eles receberiam o calendário com o nosso projeto 'Mulheres de Peito e Cor'. Chegou dezembro, começou a cobrança. Imagina a minha cara, a vergonha de explicar que não tinha recebido. Para alguns, eu tinha desistido de entregá-los. Nós nos deslocávamos sem almoço para o local das reuniões, não faltávamos e fomos no dia 8 de março, felizes, com a certeza que receberíamos o calendário e seríamos homenageadas. Todos iriam conhecer a nossa determinação, a nossa vontade de viver e a nossa história. Mas não foi o que esperávamos, aquela situação me frustrou muito. Só queria gritar, chorar e sair dali. O que farei agora? Nada, não posso fazer nada, apenas seguir minha vida com essa dor. Não quero mais o calendário, já postei pedindo desculpas por não ter cumprido o que prometi”, relata Thereza Rodrigues, uma das participantes do calendário e integrante da ONG Mulheres de Peito e Cor.

Catarina dos Santos da Silva e a sua companheira também participaram do calendário.

“O dia do evento foi super estranho. Parecia que nós estávamos invisíveis, desde a entrada no salão. Não tínhamos um local separado para sentarmos, porque já tinham cadeiras reservadas. Mesmo assim, a gente sentou, porque não teria porque ficarmos em pé. Todas nós que participamos do calendário nos sentimos um nada. A gente imaginou que seríamos citadas, porém nem o nome de cada uma foi registrado. Pensávamos que, pelo menos a ONG teria mais visibilidade para estar falando do projeto, no entanto isso não ocorreu em momento algum. Foi pedido para a presidente da ONG entregar um exemplar para a primeira-dama do Estado e só! A sensação que a gente teve é que foi ali para preencher cadeiras, fazer número. No final, tivemos que tirar foto com o calendário. Mas saímos todas completamente insatisfeitas! Eu fiquei sabendo de um comentário homofóbico da pessoa que nos fotografou naquela ocasião depois do evento, quando a presidente da ONG falou comigo. Fiquei completamente chateada!”, contou Catarina.

Procurada, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, onde o Cedim é vinculado, não quis se pronunciar.

No evento, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, tomou posse como presidente do Cedim. Ela assinou o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Ainda como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A solenidade contou com a presença da primeira-dama, Analine Castro; da superintendente de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, Tatiana Queiroz; da diretora-geral do Departamento de Proteção e Atendimento à Mulher, Gabriela Von Beauvais da Silva; da tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora da Patrulha Maria da Penha; da vice-primeira-dama Rafaela Pampolha, além de autoridades e mulheres membros do Conselho do Cedim, que também foram empossadas. As informações constam em matéria do site do Governo do Estado do Rio. Em nenhum momento o calendário é citado. Apenas as mulheres que participaram aparecem na foto oficial, também sem nenhuma citação a elas na legenda.



















POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.