Um homem foi preso em flagrante, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por submeter um funcionário a trabalho análogo à escravidão, nesta segunda-feira (27). A vítima trabalhava no terreno dele cuidando de porcos. O caso foi encaminhado à 58ª DP (Posse) por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com os relatos das testemunhas, o funcionário vivia em um ambiente sem banheiro, sem uma das paredes, e era obrigado a comer a lavagem destinada à alimentação dos animais. Autor e vítima foram levados para a delegacia a fim de explicar os fatos.
O homem foi autuado em flagrante por reduzir alguém a condição análoga à de escravo, submetendo-o a jornada exaustiva ou sujeitando-o a condições degradantes de trabalho. A vítima foi encaminhada para um abrigo da Prefeitura. A investigação está em andamento.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) fez o acolhimento da vítima para que ela pudesse receber os primeiros cuidados básicos. A SEMAS irá ainda tentar localizar sua família.