TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Isaías do Borel tentou subornar a polícia com R$ 200 mil

Um dos líderes do Comando Vermelho ofereceu dinheiro para não ser preso, mas os PMs não aceitaram.

Por Mario Hugo Monken em 26/01/2019 às 17:42:13

“Perco duzentos mil para não entrar na ocorrência. Fiquei quase 25 anos preso e não quero voltar para lá". Foi com essa frase que um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), Isaías Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, tentou evitar ir para a cadeia novamente em sua última prisão em 2015.

Isaías chegou a oferecer R$ 200 mil a policiais militares para escapar da prisão após ser flagrado, junto com outros quatro comparsas, entre eles um menor de idade na época, na posse de 29,2 gramas de maconha, quatro radiotransmissores, três pistolas, um caderno com a contabilidade do tráfico e oito carregadores na localidade Quadra do Berico, no Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

A propina na ocasião não foi aceita pelos PMs e Isaías foi novamente preso, assim como havia ocorrido em 1990. Estava solto desde 2012 quando foi beneficiado por liberdade condicional e mesmo assim voltou ao crime apesar de ter sido proibido pela Justiça de frequentar o Borel.

Na época da investigação, Isaías era proprietário de uma galeteria em São Luiz do Maranhão.

Por causa de sua última prisão acabou sendo condenado a penas de 12 anos de reclusão, que se somaram aos mais de 40 que já tinha por tráfico de drogas e homicídios.

Isaías foi citado nos autos como um dos principais cabeças do CV, tendo estreitas ligações com os conhecidos narcotraficantes Marcio dos Santos Nepomuceno, vulgo ´Marcinho VP´, e Luiz Fernando da Costa, o Fernadinho Beira-Mar´.

Depois desta prisão, mesmo com Isaías na cadeia, a Justiça aceitou no ano passado mais uma denúncia contra ele por associação para o tráfico de drogas, o que há indícios de que mesmo encarcerado, continuaria participando do cotidiano do crime no Borel.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.