TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Plataforma promete precificar casas e revolucionar mercado imobiliário

, Vandor chega ao Brasil e já analisa 2,1 milhões de imóveis com valor estimado de mercado e riscos ambientais

Por Portal Eu, Rio! em 17/05/2023 às 15:50:36

Foto: Divulgação

A Vandor, uma empresa de tecnologia imobiliária inovadora, lançou oficialmente sua plataforma alimentada por inteligência artificial (IA) no Rio de Janeiro, tornando-se a primeira plataforma a precificar todas as casas da cidade. Voltada para fornecer aos consumidores e profissionais do setor imobiliário acesso sem precedentes a dados de propriedades e avaliações de riscos ambientais, a plataforma já atraiu milhares de usuários nas primeiras semanas de operação.

A missão da empresa é beneficiar os consumidores com informações para tomada de decisões conscientes sobre compra, aluguel ou venda de imóveis. Ao oferecer acesso gratuito a dados que geralmente são difíceis de encontrar, a Vandor busca construir confiança através da transparência. Seu compromisso com dados abertos e empoderamento do usuário é o diferencial da empresa em um cenário imobiliário em rápida evolução.

Aproveitando tecnologias avançadas de IA desenvolvidas em parceria com o Instituto Paul Allen de IA em Seattle, nos EUA, a Vandor oferece recursos exclusivos, como o ValorVandor, que utiliza redes neurais para calcular estimativas de propriedades, levando em consideração milhares de parâmetros provenientes de registros de vendas atualizados e outras fontes de dados. Essa abordagem baseada em IA permite que os usuários compreendam melhor o valor de mercado de qualquer imóvel no Rio.

Neste momento, a plataforma está na fase beta, ou seja, as ferramentas ainda estão aprendendo, o que faz com que algumas estimativas não correspondam ao preço de mercado. "Como esta tecnologia é disponibilizada pela primeira vez na América Latina, é preciso aperfeiçoar seu desempenho fornecendo cada vez mais dados. Todos os dias, novas informações são inseridas na nossa base, tornando as estimativas e as análises cada vez melhores", pontua Jesse Collins, CEO da Vandor.

Collins declarou que, sem as iniciativas de transparência do governo brasileiro criando um ambiente propício à inovação, nada disso seria possível. "Essas iniciativas abrem um futuro promissor para a IA no Brasil, permitindo progresso em muitas indústrias. Como resultado, o Brasil está liderando o caminho nos avanços tecnológicos, com muitas inovações previstas para estrear no país antes de serem introduzidas em outros lugares nos próximos anos", diz.

Além das estimativas de valor dos imóveis, a Vandor oferece avaliações de riscos ambientais, incluindo inundações, deslizamentos de terra e riscos de fluxo de detritos - todos fatores cruciais em diversos locais do Brasil, e que não é diferente no Rio de Janeiro. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os desastres naturais causaram R$ 341,3 bilhões de prejuízos em todo o Brasil entre janeiro de 2013 e 5 de abril de 2022. Com os crescentes impactos das mudanças climáticas, a plataforma deverá ajudar os usuários a tomar decisões mais informadas. Atualizações futuras fornecerão dados ainda mais detalhados e previsões de riscos.

Embora atualmente se concentre no Rio de Janeiro, a Vandor tem planos ambiciosos de expansão, pretendendo atingir várias cidades do Brasil até o final do ano. A plataforma atende tanto proprietários individuais quanto profissionais do setor imobiliário, fornecendo atualizações e apresentando ferramentas para ajudar os usuários a encontrar a casa e o bairro perfeitos. À medida que a Vandor crescer e aprimorar seus serviços, ela promete se tornar um recurso indispensável para o mercado imobiliário brasileiro.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.