O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, altera o trajeto de diversas linhas que chegam ao Centro da Cidade vindas das zonas Norte e Oeste. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (6) e tem o objetivo de aumentar o número de passageiros do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com as linhas deixando de circular na área central da cidade.
A reestruturação do sistema de transportes no Centro da Cidade será realizada a partir da próxima semana, com a inauguração da Linha 3 do VLT. De acordo com a Prefeitura, não haverá perdas para o passageiro, que poderá pegar dois ônibus e o VLT no período de duas horas e meia, pagando apenas uma tarifa.
A suspensão de circulação de ônibus na área central da capital fluminense faz parte do projeto original de implantação do VLT. Ainda na gestão do prefeito Eduardo Paes, os ônibus deixaram de passar em parte da Avenida Rio Branco, trecho servido pelo VLT.
A mudança será realizada em duas etapas. As linhas da Zona Sul ficam de fora desta fase inicial. Já as linhas provenientes dos bairros das zonas Norte e Oeste sofrerão mudanças. Não haverá alteração quanto às linhas de ônibus intermunicipais neste momento.
Novos itinerários
De acordo com a prefeitura, os coletivos que atualmente trafegam pela Zona Portuária terão ponto de desembarque na Rodoviária ou na Candelária. Para continuar a viagem, o passageiro deverá embarcar na Linha 1 (Santos Dumont) ou na Linha 2 (Praça XV) do VLT para seguir viagem.
Já os passageiros de ônibus que trafegam pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, deverão desembarcar na Central do Brasil ou na Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem.
O itinerário dos ônibus que seguem pelo eixo Tijuca (Praça da Cruz Vermelha e Lapa) não será alterado.
Os ônibus da Zona Oeste que circulam pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas terão ponto final entre a Central e a Candelária. Para continuar a viagem, o passageiro deve embarcar nas linhas do VLT, com estações na Central do Brasil e na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.
O VLT possui integração com o Bilhete Único e sua passagem custa R$ 3,80. Caso o passageiro embarque inicialmente no VLT, ao embarcar no ônibus será cobrado R$ 0,25 pela integração.