Os pacientes acima de 80 anos passam a ter atendimento prioritário nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Estado do Rio de Janeiro. A medida, adotada pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a Resolução SES-RJ nº 3113, de 29 de junho de 2023, as UPAS geridas pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Fundação Saúde darão preferência aos idosos. Os fluxos serão ajustados para atender a demanda.
Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, a medida é importante porque o Rio de Janeiro é proporcionalmente o estado com mais idosos do Brasil. Segundo o IBGE, eles representam 19,1% da população, contra 14,7% da média nacional.
“Com o aumento da expectativa de vida no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, precisamos ter um olhar diferenciado para os idosos. É uma população mais vulnerável e que precisa de atenção especial. O avanço da medicina, a descoberta de novos medicamentos e a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis têm contribuído para que o número de idosos cresça. A tendência é que a população viva cada vez mais”, enfatiza Dr. Luizinho.
Secretaria de Estado de Saúde/RJ