Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ajuste na demanda diária

UPAS do Estado do Rio darão prioridade ao atendimento de idosos acima de 80 anos

Determinação da Secretaria de Saúde foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial


Foto: Divulgação

Os pacientes acima de 80 anos passam a ter atendimento prioritário nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Estado do Rio de Janeiro. A medida, adotada pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Resolução SES-RJ nº 3113, de 29 de junho de 2023, as UPAS geridas pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Fundação Saúde darão preferência aos idosos. Os fluxos serão ajustados para atender a demanda.

Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, a medida é importante porque o Rio de Janeiro é proporcionalmente o estado com mais idosos do Brasil. Segundo o IBGE, eles representam 19,1% da população, contra 14,7% da média nacional.

“Com o aumento da expectativa de vida no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, precisamos ter um olhar diferenciado para os idosos. É uma população mais vulnerável e que precisa de atenção especial. O avanço da medicina, a descoberta de novos medicamentos e a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis têm contribuído para que o número de idosos cresça. A tendência é que a população viva cada vez mais”, enfatiza Dr. Luizinho.

Secretaria de Estado de Saúde/RJ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!