Projeto desenvolvido pela Inova UFRJ, Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Escola de Belas Artes está ajudando pequenos produtores rurais a tornar seus produtos mais atrativos para o mercado. Além da qualidade, a ideia é investir na imagem do produto.
A professora Kelyane Silva, diretora da Inova UFRJ, avalia que a identidade visual é um caminho para o sucesso da marca. Sendo o design um dos melhores meios de acrescentar valor aos produtos, contribuindo para a conquista de novos clientes e mercados. Vinte e cinco estudantes dos cursos de graduação em Comunicação Visual Design, Design de Produto, Artes Visuais, Arquitetura e Engenharia de Produção participam da iniciativa. Para a professora da Inova UFRJ, uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática o que aprendem dentro da sala de aula.
A primeira fase envolveu o estudo das características de cada produto, como são fabricados e distribuídos, por exemplo. Foram selecionadas cinco associações rurais, no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do País. Vão ganhar nova identidade e divulgação as rendas de agulha de lacê, feitas em Divina Pastora, em Sergipe; o açafrão de Mara Rosa, em Goiás; o guaraná de Maués, no Amazonas; o café produzido nas Matas de Minas, em Minas Gerais e o socol, um embutido de carne suína de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.
A próxima etapa do projeto será a definição de estratégias e a realização das ações. Os resultados serão apresentados em setembro deste ano, durante evento na Inovateca, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a identidade visual como forma de reforçar o apelo de mercado de produtos rurais com Selo de Identificação Geográfica.
Agência Brasil e Radioagência Nacional