A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai inaugurar a pedra fundamental do campus Zona Oeste nesta quarta-feira (30), às 16h, em Campo Grande. A nova sede vai funcionar no antigo prédio do Centro Universitário Moacir Bastos, adquirido para esse fim, após a incorporação da Uezo à Uerj, em março de 2022, em virtude da aprovação da Lei 9.602/2022. A fusão era um sonho antigo da comunidade ueziana, tendo em vista as dificuldades que a instituição vinha enfrentando desde 2009, por conta da precariedade da estrutura física, bem como a ausência de equipamentos e recursos educacionais necessários ao seu funcionamento.
No local vão funcionar 13 cursos graduação e quatro de pós-graduação que já existiam anteriormente, além da Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde (FCBS) e da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE). "Foi uma grande conquista trazer uma universidade pública, gratuita e referenciada socialmente para a Zona Oeste. Lutar por esse projeto foi lutar pela educação, pela ciência e tecnologia, pela autonomia da universidade pública no Brasil", afirmou o reitor Mario Carneiro.
A cerimônia vai contar com a presença do governador Claudio Castro e do vice-governador Thiago Pampolha, bem como da ex-reitora da Uezo, Luanda de Moraes, que hoje ocupa a função de superintendente de Unidades Estratégicas da Uerj. "A Uerj demonstra um compromisso com a inovação e com políticas de inclusão numa área com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tenho gratidão à comunidade Uerjiana com relação ao acolhimento recebido", diz Luanda de Moraes.