Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Inclusão social

Crianças especiais conhecem MAM junto com mães atípicas

Teve oficina de teatro com aluno da UniRio com utilização de balões de gás


Fotos: Divulgação

A inclusão quando genuína causa grande impacto entre aqueles que precisam dela. No último sábado (16), mães e crianças atípicas foram convidadas para conhecer o MAM - Museu de Arte Moderna. Dois ônibus enviados pelo museu buscaram as crianças (PCDs) em pontos específicos da cidade do Rio. A visita foi feita com profissionais preparados, responsáveis pelos blocos de educação e acessibilidade do museu.

As mães atípicas são mulheres que se conheceram através da Eventinhos, página social que impulsiona a cultura na cidade para crianças. Foi Fabiana Marins quem fundou a página e um grupo no WhatsApp com mais de mil mães atípicas. Apoiadas por um grupo de mulheres que atuam no setor, foram elas que organizaram o evento.

“É possível vivermos em sociedade, sem nenhum problema”, diz a crítica teatral do Portal Eu, Rio!, Paty Lopes, que tambem é deficiente física e passou no Edital de Residência Artística para Deficientes do museu. Ao conhecer a Eventinhos viu a possibilidade de atuar no cenário cultural a favor das mães atípicas.

João Bartholo, aluno da UniRio, realizou uma oficina de teatro com as crianças. Por meio de balões de gás, criou personagens com as crianças, que prestaram atenção e, principalmente, aproveitaram o belo dia de sol no Rio de Janeiro.

As mães se uniram e fecharam o evento com um grande lanche.

Sobre o Museu

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Sua atuação se dá sobre o tripé arte-educação-cultura. O museu tem um trabalho bem expressivo quando fala em inclusão.


Visitas acessíveis

"Visitas Acessíveis" é uma série de vídeo-visitas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em libras, a língua brasileira de sinais, com voz e legenda em português. Nesses encontros, pode-se conhecer melhor o museu, suas exposições, história e artistas que compõem seu acervo. A série usa tecnologias assistivas e recursos visuais como animações, destaques e contraste para melhor visualização. Os vídeos são acessíveis aos mais diversos públicos, mas priorizam a experiência das pessoas com deficiências.

Os vídeos são realizados pela Gerência de Educação e Participação do museu e apresentados por Daniel Bruno, educador do MAM Rio, e Ana Carla Cássia, pedagoga e professora de libras.

Para assistir aos vídeos, acesse a playlist no canal do MAM Rio no Youtube:

No dia 14/10, das 10 às 17 horas, o museu realizará um grande evento para deficientes, onde questões de acessibilidade serão abordadas. No horário matutino serão atividades infantis e, no horário vespertino, palestras e apresentações de dança, com Cris Muñoz, Analu Faria e Larissa Ferreira.







Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!