Ventos de cerca de 80 Km/h e grande volume chuva causaram prejuízos em Campos, no Norte Fluminense, na tarde desta quinta-feira (28). Durante vinte minutos houve o registro de vários incidentes em boa parte do município, sendo que a tempestade não foi prevista pelos institutos de meteorologia. Equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, de manutenção do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Guarda Civil Municipal (GCM), da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, superintendência de Limpeza Púbica e a concessionária Vital Engenharia estão nas ruas.
Os pluviômetros automáticos registraram maior volume de chuva em Travessão e Jardim Carioca: 37mm. Em Dores de Macabu, foram 17,4mm. O previsto para todo o dia era de 25mm. A ventania arrancou o telhado do estacionamento de um shopping, uma bomba de combustível em um posto, derrubou as placas de proteção de um canteiro de obras de Guarus, quebrou o telhado do Hospital Geral de Guarus (HGG), derrubou parte do telhado do Teatro de Bolso Procópio Ferreira e ainda pelo menos 80 árvores.
O coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, afirmou que a situação foi um "desastre natural" e citou algumas das situações que aconteceram na cidade do Norte Fluminense.
"Trata-se de um desastre natural. O vento foi muito forte e a chuva mais intensa em algumas regiões. Recebemos informações de várias quedas de árvores. Estivemos em Goitacazes, onde uma árvore caiu sobre um fio de alta tensão. Acionamos o Corpo de Bombeiros e a concessionária de energia. Isolamos a área próxima para garantir a segurança dos moradores. Orientamos às pessoas que não saiam de casa enquanto o tempo estiver assim", recomendou.
O distrito de Guarus, localizado à margem esquerda do Rio Paraíba está sem luz no momento. Morador do local, o radialista Saulo Maciel falou ao "
Portal Eu, Rio!" que quase todas as casas do local estão no escuro. Ele também contou que muitas árvores da região desabaram deixando um cenário de caos na área. O profissional também postou em seu Facebook
um vídeo no mesmo instante em que acontecia uma forte ventania.
Entre os pontos com registro de queda de árvore, estão no final da Avenida 28 de Março, Avenida José Carlos Pereira Pinto, Avenida José Alves de Azevedo. Além disso, a forte tempestade derrubou a torres de transmissão da Rádio Campos Difusora, deixando a emissora fora do ar. Outro local afetado foi o Campos Shopping, onde o teto do estabelecimento ficou parcialmente destruído.
A Defesa Civil alerta a população a não sair de casa. Além disso, o órgão afirma que as emergências podem ser solicitadas através dos números 199 e (22) 98175-2512.