TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Especialistas orientam como cuidar da saúde durante onda de calor

Cuidados com a alimentação e horários de exposição ao sol são algumas das dicas dos médicos da SES-RJ

Por Portal Eu, Rio! em 21/09/2023 às 19:54:56

Foto: Divulgação

O calor atípico desta semana, ainda em pleno inverno, vai exigir cuidados com a saúde. Crianças, idosos e animais domésticos necessitam de mais atenção nessas condições, como alertam os especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Flávia Barbosa, médica da SES-RJ, detalha os principais cuidados com crianças e idosos.

“Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis à desidratação. Em geral, manifestam menos a sensação de sede e precisam de atenção a problemas gastrointestinais, pois os alimentos acabam estragando mais rapidamente. Nesse sentido, frituras e alimentos de digestão mais lenta e processados devem ser evitados, além da redução do consumo de carboidratos, como massas e pães”, destaca.

Uma dica importante a esses grupos é evitar a exposição prolongada ao sol, das 10h às 16h, quando a radiação é mais intensa. Para quem faz atividade física, o ideal é optar pelo início da manhã ou final da tarde.

Com o intenso calor, o organismo sofre uma dilatação nos vasos sanguíneos, que aumenta o fluxo de sangue no corpo. Priorizar banhos frios ajuda a reduzir a temperatura corporal.

Cuidado com os Pets

Assim como os seres humanos, os animais domésticos também sentem os efeitos das temperaturas elevadas e precisam de atenção.

Segundo Deise Serrão, veterinária do RJPET, da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal da SES-RJ, alguns sintomas podem demonstrar gravidade na saúde dos animais.

“Temperaturas muito elevadas podem levar o pet a um quadro de hipertermia. Cansaço, cianose (língua e mucosas roxas), salivação em excesso, desequilíbrio, dificuldade de locomoção, respiração ofegante, tremor muscular, vômito e diarreia, e em casos mais graves, convulsões e perda de consciência são alguns dos sintomas. Se seu pet apresentar um deles, procure refrescá-lo, e contate um veterinário com urgência”, ressaltou.

Apesar do calor, aumentar a periodicidade do banho dos animais domésticos também pode ser prejudicial. De acordo com a especialista, o excesso de banho pode ser prejudicial à pele. Inclusive, é importante observar se o pelo depois do banho está bem seco, pois umidade e calor são a combinação perfeita para fungos que causam problemas de pele.

Outra dica é redobrar o cuidado com pets idosos, filhotes, obesos e braquicefálicos (algumas raças que tem o focinho curto e o crânio achatado, como, por exemplo, Pug e Bulldog).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.