O governo do Rio de Janeiro marcou para o dia 19 de dezembro a licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do Metrô da capital.
O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado e prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação dos trechos da linha 3, que vai da Praça XV, no centro da cidade, até Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana. E também a expansão da linha 4, do Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes.
Além de avaliarem os benefícios sociais e econômicos, os estudos também têm o objetivo de auxiliar a futura prestação dos serviços, apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária, além de fornecer informações que indiquem vantagens e riscos associados aos projetos.
A realização do estudo foi incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento, do governo federal, no Rio de Janeiro.
O prazo de execução dos serviços será de 12 meses. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.
Agência Brasil