A Polícia Federal continua nesta sexta-feira (20) a cumprir mandados judiciais contra policiais civis, incluindo um delegado de polícia, suspeitos de desviarem drogas apreendidas para vender a traficantes do Rio de Janeiro.
Na casa de um dos alvos, em Vargem Grande, na zona oeste da capital fluminense, foram apreendidos R$ 43.150 e mais 5.350 dólares, em espécie.
A Operação Déjà Vu envolve 50 agentes, que percorrem endereços ligados aos criminosos na cidade do Rio de Janeiro e no município de Araruama, na região dos Lagos. A sede da 33ª Delegacia de Polícia, em Realengo, na zona oeste da cidade, também é alvo da PF.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os mandados judiciais contra policiais acusados de desvio de drogas apreendidas e revenda a traficantes fluminenses.
Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o sequestro patrimonial de quantia equivalente a R$ 5 milhões dos policiais suspeitos dos crimes e, ainda, que eles sejam afastados dos respectivos cargos, usem tornozeleira eletrônica e não saiam do Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que os envolvidos traficaram cerca de 280kg de cocaína.
Na operação realizada na quinta-feira pela PF, também no Rio de Janeiro, quatro policiais civis e um advogado foram presos. Eles são suspeitos de vender e escoltar 16 toneladas de maconha para traficantes da principal facção criminosa do estado.
RadioAgência Nacional