Conforme os anos se passam, cada vez mais jovens e adultos são acometidos pela miopia. Um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que metade da população mundial terá algum problema de visão. Por isso, órgãos governamentais ligados à Saúde estão estudando formas para diminuir este problema crescente, principalmente em crianças e jovens.
A OMS advertiu que a miopia é uma "epidemia silenciosa". Alguns especialistas explicam a progressão recente da patologia devido às medidas anticovid, que levaram crianças e adolescentes a ficarem muito tempo dentro de casa, ou seja, muito tempo em frente às telas. A perda de dioptrias em crianças não causa apenas problemas de visão que devem ser corrigidos regularmente. No longo prazo, pode levar a riscos mais graves, como descolamento de retina, glaucoma ou catarata precoce.
A oftalmologista Carolina Paes, especializada em estrabismo e oftalmopediatria, destaca que as lentes para progressão de miopia são uma novidade no controle desta patologia na infância. “Devido ao uso excessivo de telas e a diminuição da exposição ao ar livre, as crianças vêm se tornado míopes cada vez mais precocemente. O mais alarmante é que, uma vez míope, a tendência é aumentar o grau a cada ano”, explica a oftalmologista.
As lentes oftálmicas especiais usam o que é chamado de tecnologia de desfoque periférico (DIMS). A principal vantagem da utilização deste tipo de tecnologia é unir a necessidade do uso de óculos com uma lente que ajuda também a controlar a progressão da miopia. “Em ambos os casos, a lente não ajuda apenas a corrigir a miopia, mas, mediante modificações em suas extremidades, contribui também para que o globo ocular se alongue menos, o que leva ao controle da progressão do problema”, destaca Carolina.
Como se dá a miopia?
A miopia se manifesta por uma alteração no diâmetro do globo ocular, que faz com que os raios de luz atinjam a retina de forma incorreta. Ao invés de se concentrarem nos tecidos nervosos, na parte de trás do olho (retina), eles focam à sua frente, o que deixa os objetos de longa distância borrados.