TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Justiça marca para 15 de abril audiência da ação civil do MPRJ contra empresas de ônibus do Rio

Processo pede anulação dos aumentos, suspensão do acordo que amplia prazo para instalar ar condicionado em toda a frota da capital e proibição temporária de reajustes

Por Cezar Faccioli em 16/03/2019 às 12:34:30

Foto: Anderson Oliveira/ Divulgação

O juiz Sérgio Louzada, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Rio, designou para o dia 15 de abril, às 14h, a audiência de conciliação do processo que o Ministério Público do Estado move contra consórcios de ônibus e o Município do Rio. A ação inclui um pedido de liminar feito pelo MP para que o valor da tarifa municipal retorne para R$ 3,60 até a efetivação da revisão tarifária. A tarifa modal atual está em R$ 4,05. Atualmente, cerca de três milhões de usuários utilizam o sistema público de transportes municipais urbanos.

O município do Rio de Janeiro e os Consórcios de Transportes Transcarioca, Internorte, Santa Cruz, Intersul são réus da ação. O processo visa a ajustar a prestação do serviço concedido de transporte público por ônibus no município do Rio de janeiro aos parâmetros previstos na lei, Ou seja, tendo como base a defesa de direitos de consumidores e da moralidade administrativa. Seria possível assim, sempre de acordo com os termos da petição do Ministério Público, incremento significativo nos níveis de mobilidade urbana da população carioca.

O Ministério Público alega que, desde o início da concessão, passaram a ser recorrentes as violações aos contratos celebrados, com um serviço de baixíssima qualidade. 

São pedidos, também, liminarmente, a proibição temporária de qualquer novo reajuste tarifário; a integral prestação de contas do sistema de bilhetagem eletrônica; a apresentação de informações e contratos de aluguel de garagens; que seja determinado o regular procedimento de revisão tarifária; a suspensão da eficácia do acordo que altera condições contratuais e o prazo de climatização, entre outros. 

Antes de decidir sobre os pedidos, o juiz determinou que o Ministério Público esclareça sobre outras ações em curso na justiça estadual que tratem, ainda que parcialmente, dos mesmos assuntos desta ação, além da designação da audiência. 

Processo nº 0045547-94.2019.8.19.0001


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.