Em comemoração aos 30 anos da Ação da Cidadania, o Rio de Janeiro vai receber, em 2024, uma estátua em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG. O anúncio foi oficializado nessa quarta-feira (06/12), durante reunião na sede da organização, na Gamboa, entre o presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho Daniel Souza, o fundador do AfroReggae José Júnior e o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, que viabilizou junto à prefeitura a autorização para a instalação do monumento.
Conhecido por sua atuação no combate à fome e à miséria na década de 1990, Betinho será eternizado na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio, de frente para o mar, que tanto admirava. O local escolhido para abrigar a escultura também tem outro motivo: foi no bairro de Botafogo que o sociólogo morou até o fim de sua vida e onde fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), hoje instalado no mesmo endereço da Ação da Cidadania, onde também funciona outra entidade fundada por ele em 1987: a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
Ouça no podcast do Eu, Rio! o depoimento do presidente do Conselho da Ação da Cidania, Daniel Souza, a respeito da homenagem ao pai, o sociólogo e fundador do Natal Sem Fome Herbert do Souza, o Betinho.
A escultura em bronze fará referência a uma das fábulas mais conhecidas de Betinho: a do beija-flor”. Nela, o pássaro é questionado ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo que se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar. A imagem terá o custo de R$ 200 mil, e a ONG busca agora por um patrocinador, para evitar o uso de recursos públicos para a sua criação. As autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já foram concedidas.
Um dos maiores legados de Betinho foi a criação da Ação da Cidadania em 1993, quando o sociólogo convocou o país inteiro a assumir um papel ativo no combate à fome. Desde então, a ONG já ajudou mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 mil quilos de alimentos. Até o final do ano, a entidade está recebendo doações para o Natal sem Fome, a maior campanha de arrecadação solidária de alimentos da América Latina. Esse ano, a iniciativa já tem o apoio de empresas como Vale, iFood, Coca-Cola, MetrôRio, B3, Globo, Globoplay, Claro, Lollapalooza, Ancar, Uber, Ambev, Rio Ônibus, Cielo, Grupo Fleury, Zé Delivery, Petronet, Wilson Son, Pepsicom Mercado Livre, entre outras. A expectativa é distribuir 2000 toneladas de alimentos em todo o país até o final do ano. As doações podem ser realizadas através do site: www.natalsemfome.org.br e também pelo PIX: doe@natalsemfome.org.br.
Ação da Cidadania