Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Matou policial militar

Polícia caça gerente do CV do Morro São João que atacou viatura para roubar fuzil

"Guguinha da Mineira" recebeu ordem de "Choque", um dos chefes do Comando Vermelho, de dentro da prisão, para atacar viatura do BPVE na Linha Vermelha


"Guguinha da Mineira ": procurado. Foto: Divulgação Polícia Civil

O Disque Denúncia divulgou um cartaz para ajudar no inquérito policial formalizado pelo Núcleo de Investigações de Morte de Agentes de Segurança, da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), a fim de obter informações que levem à localização e prisão do criminoso, foragido da Justiça, Robson da Silva Frazão, vulgo “Guguinha da Mineira”, de 41 anos.

A Delegacia de Homicídios da Capital, cumpriu um Mandado de Prisão Temporária em desfavor de Alexander de Jesus Carlos, vulgo “Choque", "220" ou "Coroa”, em virtude de sua participação no crime de homicídio praticado contra o Policial Militar Haron Coelho Ferreira, de 29 anos, e na tentativa de Homicídio do Policial Militar Jonathan da Cruz Cristiano.

De acordo com as investigações da DHC, no dia 15/04/2021, por volta das 01:10hs, os policiais militares foram brutalmente atacados a tiros de fuzil por criminosos da comunidade de Manguinhos, enquanto estavam baseados em uma viatura do BPVE na Linha Vermelha, na altura de São Cristóvão. Segundo o apurado, na manhã do dia 14/04/2021, Policiais Militares da UPP- São João e Policiais Civis da 25ª DP – Engenho Novo, realizaram uma operação policial no Morro São João, no Engenho Novo, e prenderam um traficante de drogas com um fuzil.

Ao saber deste fato, o traficante “Choque” ordenou, por telefone, do interior do presídio onde cumpre pena, ao traficante de drogas “Guguinha da Mineira" (gerente do Tráfico de Drogas do Morro São João) que organizasse um “bonde” de criminosos e atacasse uma viatura policial, em retaliação, para matar policiais militares e roubar um fuzil. A ação criminosa foi realizada poucas horas depois da ordem de "Choque", por volta das 01:10 hs da madrugada do dia 15/04/2021, contra a viatura do BPVE que estava na Linha Vermelha.

Durante o ataque dos criminosos, os policiais militares perceberam a aproximação dos criminosos. Entretanto, o Cabo Haron, ao tentar sair da viatura, foi alvo de diversos disparos de fuzil, que resultaram em sua morte no local. O soldado Jonathan conseguiu sair rapidamente do veículo. Mesmo ferido trocou tiros com os criminosos, obtendo êxito em alvejar “Guguinha” e impedindo que o fuzil da corporação fosse roubado.

As investigações apontam que “Choque” é um dos líderes do Tráfico de Drogas da Comunidade de Manguinhos e do Morro São João, localizado no Engenho Novo, sendo um dos integrantes, atualmente, da cúpula de facção criminosa Comando Vermelho (CV).


"Choque". Foto: Divulgação Polícia Civil

Desta forma, sendo esta linha de investigação seguida pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, informações de inteligência davam conta da localização de “Guguinha”. Na madrugada do dia 16/04/2021, em uma grande operação policial em Manguinhos, os agentes prenderam “Guguinha” que tinha um mandado de prisão em seu desfavor. O criminoso permaneceu preso por dois anos. Entretanto, foi beneficiado pela progressão de regime e, atualmente, se encontra na condição de Evadido do Sistema Penitenciário.

Como fruto das investigações promovidas pela Delegacia de Homicídios no decorrer destes anos e da análise do conteúdo de telefones celulares apreendidos no inquérito policial, foi possível colher robustos indícios no sentido de que o violento ataque ordenado, planejado e executado por traficantes de drogas de Manguinhos ocorreu em retaliação à apreensão de um fuzil na operação realizada no Morro São João.

Contra o traficante “Guguinha” consta Mandado de Prisão expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), onde fora condenado a uma pena de 18 anos de prisão.

A representação para a decretação da Prisão Temporária dos dois investigados neste inquérito policial contou com promoção favorável da 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada do MPRJ, e foram decretadas pela 3ª Vara Criminal da Comarca da Capital do TJRJ.

As buscas por Robson da Silva Frazão, vulgo "Guguinha da Mineira" e pelos demais envolvidos no homicídio, continuam e a Delegacia de Homicídios da Capital solicita à população que repasse informações sobre o crime ou sobre a identificação dos demais criminosos e a localização do procurado para o Disque Denúncia, de forma anônima, pelos seguintes canais:

Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177

WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)

Aplicativo: Disque Denúncia RJ






Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!