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Impulsionado pela pandemia

Capacitação profissional garante crescimento sustentável do Setor de Telecom

ISP’s e Provedores de Internet encaram novos desafios para continuar ganhando mercado em todo o Brasil


Foto: Divulgação

Com um crescimento Impulsionado pela pandemia, os provedores de Internet vêm ganhando cada vez mais mercado e, com isso, se faz cada vez mais necessário pensar em um crescimento estratégico e sustentável para continuarem operando. As empresas regionais que oferecem serviço de banda larga fixa no Brasil já possuem 47,5% de participação do mercado.

Estes números comprovam o protagonismo dos provedores no processo de aceleração digital do Brasil, já que são os principais responsáveis pela inclusão em zonas rurais, comunidades e municípios afastados dos grandes centros urbanos. Hoje, os provedores regionais de Internet têm papel fundamental na inclusão digital do País, porém, a falta de planejamento pode comprometer o sucesso futuro destas pequenas e médias empresas. “Planejamento é a palavra chave para os provedores que estão começando a construir sua rede. Mais que atrair clientes, é preciso mantê-los oferecendo um serviço de qualidade e, para isso, é preciso planejar cada passo da construção da rede”, explica Marco Munhoz, Diretor Comercial e de Marketing da DPR Telecomunicações, empresa que atua há mais de 28 anos no mercado.

A DPR, fabricante de produtos para rede de fibra óptica e líder de mercado do setor de Telecom, explica que alguns passos são essenciais na hora de começar ou expandir este tipo de negócio:

1 – Planeje sua rede

A ideia de criar um provedor de Internet começa com a implementação de uma rede em uma área muito bem definida – para isso, é preciso ter um levantamento extremamente real e atual. Também é primordial pensar na probabilidade de crescimento para os próximos três anos no mínimo - estudos mostram que este é o tempo ideal para perceber quando uma área cresce industrial e habitacionalmente.

Faz parte, ainda, do primeiro passo, fazer o levantamento topográfico e habitacional da região escolhida, assim como conhecer todos os seus concorrentes no local.

2 – Descubra seu percentual de penetração

Definida a área de atuação, a segunda parte do processo exige uma visão mais estratégica do negócio para descobrir o percentual de penetração atual e, também, para os próximos três anos. A capacidade de crescimento sustentável da rede e, por consequência, do provedor, é definida, justamente, por esta porcentagem. Um erro nesta etapa do processo pode representar um aumento de gastos futuro e muitas empresas deixam de crescer ou acabam sendo extintas pela falta deste planejamento e de uma previsão de alívio futuro de rede, ou seja, a demanda cresce e empresa não consegue acompanhar na mesma velocidade.

3 – Aposte na Porta PON

A Rede PON (Passive Optical Network) desempenha um papel extremamente importante quando se busca oferecer ao cliente uma melhor conexão. Além de fácil de instalar, ela tem maior alcance, é altamente escalável e possui grande largura de banda. Através de uma única fibra é possível transmitir dados, voz e vídeo.

Hoje, no mercado, existem possibilidades de Portas com 64, 96 e 128 acessos. Se, por um lado, a de 64 tem banda para oferecer, mas com restrição de acessibilidade, a de 128 oferece maior acessibilidade, porém, com banda reduzida. Este cenário indica que o pequeno provedor deve adotar o uso da Porta com 96 acessos como opção mais inteligente na maioria dos casos, já que ela oferece banda e conectividade sem levar ao gargalo em horários de pico.

4 – Acerte no distanciamento entre as CTOs

Até pouco tempo atrás, a regra era clara – a cada Caixa de 16 acessos, era preciso pular 200 metros para a próxima instalação. Com o passar do tempo, a estratégia resultou em caixas saturadas, gastos absurdos com drops, manutenção cara e lenta e alto custo de operação da rede.

Hoje, a implantação de uma rede precisa prever que quanto menor o raio de cobertura e a proximidade das Caixas, maior agilidade em ativação e manutenção. Também é possível, com isso, reduzir custos e ter um aspecto visual da rede muito melhor e menos poluído.

5 – Distribua sua rede de forma homogênea

É preciso estruturar uma logística diferenciada na hora da ativação, e uma das opções são os kits ativação, que oferecem maior controle de uso de drops, conectores e acessórios, entre outras vantagens. Além disso, com eles é possível saber o custo exato de cada ativação. O cliente de um provedor leva cerca de 12 meses para se pagar, daí a importância dos planos de fidelidade como garantia de não perder o investimento feito inicialmente.

6 – Pense em como manter seus clientes

É preciso ter um crescimento sustentável, e não ganancioso. A meta inicial é sustentar a operação com qualidade. Se o provedor não se preocupar com quem já está em sua base de clientes, ele perde mais dinheiro do que ganha. Primeiro é preciso manter o compromisso e a qualidade do serviço com quem já é cliente para, depois, trazer gente nova.

7 – Invista em qualificação de mão de obra

O modelo de rede a ser implantado hoje é importante para o futuro e, visando e escassez de ter mão de obra qualificada lá na frente, é preciso pensar em uma rede menos complexa.

O conector e a raquete ou reserva de cabos, por exemplo, são elementos extremamente importantes na construção de uma rede óptica. O conector faz a conexão entre duas fibras e os técnicos precisam ser capacitados para trabalhar com ele, já a reserva organiza os cabos da sua rede e evita atenuações. Logo não teremos mais redes fusionadas, por isso é preciso treinar a mão de obra do futuro agora.

Por tudo isso, a DPR aposta no Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno de investimentos ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional aos projetos dos provedores com incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra. “Nosso objetivo com esta ação é prover soluções integradas para infraestrutura do setor de Telecom, por isso a atuação da DPR vai além do desenvolvimento de produtos diferenciados - a empresa se envolve no crescimento de seus clientes, entendendo as necessidades e a viabilidade de projetos por meio de uma parceria forte e duradoura”, afirma Marco.

Para a execução do projeto, a DPR oferece profissionais altamente qualificados de acordo com as necessidades de cada cliente, além de disponibilizar uma consultoria completa com orientações nas decisões estratégicas do projeto desde a compra de materiais até o gerenciamento dos profissionais que realizam a obra, acompanhando a expansão da rede do início ao fim. Toda a segurança e compliance das empreiteiras ficam a cargo da DPR, assegurando ao cliente a integridade da operação em campo.

Com capacidade operacional para oferecer materiais e serviços para execução de 500 KM por mês de construção de redes aéreas e subterrâneas e 1 milhão de HP, a DPR ainda oferece ao cliente que fecha o projeto de Turn-Key o acesso ao Digital Truck DPR Nokia, casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show em parceria com a Nokia para inauguração da rede por meio de uma experiência única de conectividade para clientes e futuros clientes.

Destacando-se ainda mais no mercado, a empresa ainda conta com o Evolve, programa de treinamento voltado para as equipes de instalação dos provedores para que eles alcancem um alto desempenho em suas operações. Segundo Marco, a ferramenta oferece aos profissionais de Telecom a oportunidade de adquirir conhecimento com especialistas que acumulam mais de 30 anos de experiência profissional. “Nossa ideia com este programa é proporcionar aos provedores uma maior produtividade nas operações de suas equipes, garantindo, assim, maior qualidade de entrega ao ativar novos clientes”, explica.

Os treinamentos são personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente que escolhe entre utilizar a estrutura completa da DPR para isso ou realizar as ações na própria empresa.

O programa de treinamento oferece, ainda, plataformas digitais de apoio aos usuários, como o DPR Lab, biblioteca digital no canal do Youtube da empresa que, semanalmente, é atualizado com informações técnicas sobre instalação de produtos de rede e conectividade. Outra ferramenta que faz parte do Evolve é o DPR Training, aplicativo criado para fornecer conteúdo de forma didática e complementar. Desenvolvido em parceria à Facens, ele oferece aos provedores clientes da empresa capacitação técnica de forma simples e interativa. “Sabemos que o churn é uma ameaça. Nossa preocupação com este programa e com estas ferramentas digitais é capacitar as equipes que trabalham em campo para que nossos clientes evitem atenuação de sinal e problemas de rede, mantendo sua base por meio de uma entrega de excelência”, finaliza o executivo.

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