O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (1) que está considerando fortemente a adesão do Brasil à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ao receber o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na Casa Branca.
"Como disse tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado fora da Otan, e, em especial, um aliado dentro da Otan, isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntos para proteger o povo do terrorismo do crime transnacional e do tráfico de drogas, armas e pessoas, algo que é prioridade", disse Trump a repórteres, sentado ao lado de Bolsonaro.
"Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como grande aliado extra Otan. Há pouco, permitimos que alimentos fossem alocados em Boa Vista, capital de Roraima, por parte dos americanos, para que a ajuda fizesse presente. No momento, estamos nesse ponto. O que for possível fazermos juntos para solucionar o problema da ditadura da Venezuela, o Brasil estará a postos para cumprir essa missão para levar liberdade e democracia ao país", afirmou Bolsonaro.
Trump também disse que apoia os esforços do Brasil para se juntar à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um clube das economias avançadas do mundo.
O Brasil, a oitava maior economia do mundo, iniciou sua tentativa para se juntar à OCDE em 2017. A organização tem cerca de três dúzias de membros, incluindo os países da América Latina, México, Chile e Colômbia.
Um membro da equipe econômica de Bolsonaro disse que o Brasil não esperava que o governo dos EUA anunciasse apoio a sua tentativa de se juntar à OCDE durante a visita de Bolsonaro.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949.
Os Estados que integram a OTAN atualmente são Albânia, Alemanha, Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha,Estados Unidos,França, Grécia, os Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslováquia, Eslovênia e Montenegro.
Fonte: