Apartamentos nos bairros Tijuca, Copacabana e Barra da Tijuca foram os mais procurados por interessados em comprar imóveis neste ano no Rio de Janeiro, aponta levantamento da startup imobiliária Loft.
Piscina, um quarto e uma vaga de garagem também foram as opções mais procuradas na cidade. O levantamento considera as buscas feitas entre janeiro e dezembro no marketplace da empresa, que conta com mais de 180 mil imóveis à venda.
No Rio, a opção de lazer no condomínio mais procurada foi piscina (31,1%), seguida de academia (29,5%). Em relação ao tamanho do apartamento, a opção com um quarto foi a mais procurada (64,3%).
O levantamento também foi feito em outras quatro capitais do Sul e Sudeste (Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo).
"O Rio se destaca por ter sido a única capital onde a opção de um quarto foi a mais procurada. Em todas as outras, dois quartos foram os mais buscados. A preferência dos cariocas por imóveis menores já apareceu em outros levantamentos, que mostraram a forte expansão dos microapartamentos na cidade", afirma o gerente de dados da Loft Fábio Takahashi.
Em relação às opções de lazer, apenas Rio e Belo Horizonte tiveram a maior preferência pela piscina. Em São Paulo ganhou academia, e em Porto Alegre, churrasqueira.
Fábio Müller, CEO da Real Up, imobiliária que atua há quase uma década na capital, conta que as vendas confirmam as tendências de busca. “Com o aumento da demanda por aluguéis de curta temporada, principalmente em cidades turísticas como o Rio de Janeiro, a procura por unidades menores, de um quarto, com até 60 metros quadrados, tiveram um aumento substancial nas vendas em 2023.”
De acordo com o executivo, mais de 70% dos dos compradores desse tipo de imóvel são investidores em busca de receita por meio de aluguel de temporada.