TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Moradores e turistas da Ilha Grande realizam ação de limpeza nas areias e mar da região

Mutirão ocorre neste domingo e material será separado para reciclagem

Por Portal Eu, Rio! em 23/03/2019 às 11:10:05

Foto: Divulgação

Começa neste domingo (31) a campanha “Bananal limpo, eu apoio! "Deixe na praia apenas pegadas, tire só fotos! "  O evento acontece na Enseada do Bananal na Ilha Grande, Angra dos Reis, Costa verde do Estado do Rio. Voluntários vão percorrer a orla para recolher o lixo da areia e mar além de deixar uma mensagem importante: “Se continuarmos com o descarte irregular, em poucos anos os oceanos terão mais plásticos do que peixes”.

A ideia da campanha é conscientizar as pessoas a respeito do microlixo. Moradores e turistas, num trabalho de mutirão estarão recolhendo os dejetos encontrados e levarão para uma tenda, onde eles serão separados por tipo de material.

Este é o primeiro ano da campanha. Segundo a Empresaria Roberta  Nakamashi da Pousada do Preto e idealizadora da ação, as formas de lixo mais comuns encontradas no Bananal são: pontas de cigarro, garrafas pet, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas, copos e pratos plásticos e cacos de vidros.

“A ideia desse mutirão é para que as pessoas tomem consciência do papel delas. O lixo que chega no mar é o resultado do nosso consumo.” Disse Roberta que juntou todos os empresários do ramo hoteleiro para essa ação. 

Segundo o estudo de autoridades ambientais, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia. Nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2, revela o estudo conduzido pelo WWF (Organização não governamental Internacional).

O Evento começa às 9h, mergulhadores estarão recolhendo lixo do fundo do mar, Lanchas da Latitude 22 estarão dando o apoio operacional. Em terra, o Dj Luis Júdice comanda a festa que promete agitar a enseada que tem um pouco mais de 400 moradores.
Local 

O Bananal é o terceiro ponto turístico mais importante de Ilha Grande. Sua enseada de águas calmas e transparentes de cor predominantemente azul já se constitui um atrativo natural fantástico. O cenário natural da Enseada do Bananal é digno de contemplação!
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.