Muita gente não dispensa as bebidas energéticas, ricas em açúcar, para aguentar a maratona de blocos de carnaval. E, no calor do verão carioca, fica difícil resistir à cerveja. Mas atenção ao alerta da Associação Brasileira de Nutrologia: a água é peça-chave para o metabolismo celular, regulação da temperatura corporal e lubrificação dos tecidos. Não é à toa que a água corresponde a 60% da constituição do corpo humano.
A nutricionista Julia Quinet, que atua no serviço de Nutrição do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), afirma que a reposição de líquidos é vital para garantir a saúde, sobretudo no verão. Água, água de coco, sucos naturais e chás ajudam a manter o corpo hidratado. No entanto, a água é o elemento mais importante para o organismo e Julia explica a razão: “ela ajuda no transporte de substâncias para dentro do sistema circulatório e linfático. Ou seja, leva nutrientes para dentro das células e elimina toxinas do nosso organismo, através do suor e da urina. O ideal é o consumo de 1,5 a 2 litros/dia. Outros líquidos ou bebidas que contenham adoçantes, açúcar e bebidas alcoólicas, como a cerveja, podem dar mais trabalho para o organismo e atrapalhar o processo de hidratação e eliminação de toxinas”, afirma.
Mas não é preciso cortar totalmente a cerveja para curtir a folia: a dica para amenizar os efeitos negativos é intercalar com a ingestão de água. “Entre um copo e outro da cerveja, consuma água. Isso vai fazer com que você beba menos quantidade de cerveja e ainda reduza os impactos do álcool no organismo”, ensina Julia.
E fique atento! Boca e pele secas, dor de cabeça, urina densa e muito amarelada, sonolência, fraqueza, indisposição, constipação e até ansiedade e estresse podem ser sinais de que o organismo está com déficit de água.