Lançamento na Tijuca

Projeto Lá Vem História leva cultura e arte para mais de 13 mil alunos de escolas públicas cariocas

iniciativa da ONG Parceiros da Educação Rio será inaugurada com a presença do escritor e roteirista César Cardoso


Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (14), às 9h, a Escola Municipal Barão de Itacurussá, localizada no bairro da Tijuca, será a primeira a receber a nova edição do projeto Lá Vem História, que celebra dois anos de atuação nas escolas públicas com oficinas de arte, passeios culturais, apresentações artísticas, doação de livros e mediação de leitura.

Mais de 13 mil alunos serão beneficiados pela iniciativa que atende 30 escolas públicas esse ano. Além de promover uma vivência artística ampla para os estudantes dentro das escolas, o projeto amplia o acervo das bibliotecas escolares, doando livros infantis de autoras renomadas, como Eva Furnari e Sônia Junqueira, entre outras. O objetivo é doar quase 2mil livros nessa edição.

“A cultura inserida no ambiente escolar cria espaços de convivência respeitosa e afetiva, enriquecendo não apenas o aprendizado, mas também a formação social e emocional dos estudantes. O contato com apresentações artísticas e literatura no cotidiano escolar amplia o repertório cultural e incentiva a valorização da diversidade artística”, destaca Lêda Fonseca, coordenadora pedagógica e idealizadora do Lá Vem História.

Números de 2024

+ 13 mil alunos tiveram mediação de leitura

+12 mil jovens estiveram em apresentações artísticas

+ de 4 mil alunos passaram por oficinas artísticas

+ de 900 livros doados

+ de 600 crianças participaram de passeios culturais

Quem marcará presença na inauguração do projeto é o escritor e roteirista César Cardoso, conhecido por seu trabalho em programas como Sai de Baixo, A Grande Família, Toma Lá, Dá Cá e Zorra. César fará uma palestra especial para abrir a ação. Ele é autor de um dos livros doados pela ONG.

Formação de mediadores de leitura

Celebrando o título de Rio Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO em 2025, a ONG Parceiros da Educação Rio anuncia uma nova e importante parceria do projeto Lá Vem História com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juntos irão promover a formação de mediadores de leitura para atuar em escolas públicas da cidade. A iniciativa tem como objetivo capacitar estudantes universitários para conduzirem encontros literários com alunos e professores da rede municipal, do ensino infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

O programa oferece bolsas de R$ 1.000 para 24 alunos de diferentes cursos da UFRJ. Ao longo do ano letivo, os mediadores atuarão em 30 escolas públicas, realizando visitas duas vezes por semana para estimular o hábito da leitura e o interesse pela literatura entre as crianças.

Educação antirracista é a nova proposta para as escolas

Em maio, a ONG Parceiros da Educação Rio vai implementar um programa de educação antirracista na rede municipal do Rio, que busca ressignificar o olhar de educadores para a equidade racial, promovendo um mergulho na cultura e nas artes negras e indígenas, visando a valorização da diversidade cultural como mecanismo de transformação social.

O projeto irá promover a formação de 50 professores em 20 escolas parceiras, organizando encontros e oficinas de música (oficinas de arte e danças indígenas, de jongo, de samba e de capoeira); atividade de mediação de leitura (leitura será cuidadosamente planejada para envolver as professoras de maneira lúdica e interativa, promovendo o contato com a literatura escrita e oral); rodas de conversas e visitas a locais significativos para a cultura afro-brasileira e indígena.

Serviço

Inauguração do Projeto Lá Vem História

Dia 14 de abril, das 9h às 11h

Endereço: Escola Municipal Barão de Itacurussá, Rua Barão das Neves, 481, Tijuca

Sobre a Parceiros da Educação

A Parceiros da Educação Rio é uma ONG carioca dedicada a transformar a educação pública do Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mobiliza a sociedade para melhorias através de doações e iniciativas. Fundada em 2009, já impactou mais de 40 mil alunos, capacitou mais de 1.700 profissionais e atua em frentes como: programa de apoio a escolas públicas, capacitação, reforço escolar, infraestrutura e redução da evasão escolar. Reconhecida pela transparência, possui o selo A+ do Instituto Doar, venceu o prêmio "100 Melhores ONGs do Brasil" (2022 e 2024) e recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto (2024) pela Câmara do Rio de Janeiro, em reconhecimento do trabalho na educação pública da cidade.

www.parceirosdaeducacaorj.org.br

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!