Com um golaço do Nonato nos acréscimos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Unión Española no Estádio Bicentenário de la Florida. No confronto válido pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana, o time chileno saiu na frente com gol de Aránguiz aos 38 minutos do segundo tempo. Mas a equipe alternativa tricolor evitou a derrota, mantendo a liderança isolada do Grupo F, com sete pontos. O Once Caldas ficou em segundo lugar, com seis. UniónEspañola tem dois e GV San José apenas um ponto.
Empate com sabor de vitória
Sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes, o Fluminense entrou em campo novamente com time alternativo. Todos os jogadores considerados titulares ficaram no Rio de Janeiro, inclusive o goleiro Fábio. O defensor no Chile foi Vitor Eudes e Bernal, o capitão da equipe.
O confronto começou equilibrado e Matias Suárez cabeceou no travessão em lance que não valeria, por falta de ataque. Também pelo Unión, o volante Montes cobrou falta com perigo e Vitor Eudes fez boa defesa.
O Fluminense teve chance em jogada do Keno, que parou na marcação da equipe chilena. Mas os mandantes levaram mais perigo no primeiro tempo, inclusive com Uribe em contra-ataque.
Outra vez, em jogada individual, Sernapelo, pelo lado direito, cortou a marcação. Everaldo recebeu na área, girou e chutou. Mas a bola foi para fora. O Unión respondeu de imediato, em saída errada do Fluminense. Manoel travou o adversário. Em gramado sintético, o primeiro tempo foi mais do mandante.
Não houve troca no intervalo para o Tricolor. Já o volante do Unión, Matias Marin foi substituído pelo lateral Simon Ramirez. Aos sete minutos do segundo tempo o time chileno quase marcou e se manteve ofensivo.
As substituições do Fluminense aconteceram na metade da etapa complementar. Keno saiu machucado e parecia que o time ia embalar. Mas quem abriu o placar foi o Unión.
Aos 38 minutos, Thiago Santos errou na saída de bola e foi desarmado por Véjar, que passou para Aránguiz na área. O meia teve liberdade para fazer 1 a 0.
Seria a perda da invencibilidade para o Fluminense, mas Nonato conseguiu empatar nos acréscimos, aos 48 minutos, após o bate-rebate próximo àárea adversária. Bernal e Wesley tentaram a jogada, mas a bola sobrou para o volante acertar um lindo chute e igualar o placar em 1 a 1.
UNIÓN ESPAÑOLA-CHI 1 X1 FLUMINENSE-BRA
Local: Estádio Bicentenário Municipal de La Florida, em La Florida (Chile)
Data: 23 de abril de 2025 (Quarta-feira)
Árbitro: AndresMatonte (Uruguai)
Cartão Amarelo: Bernal, Fidelis, Vagno, Everaldo (FLU); Nicolás Diaz (UES)
UNIÓN ESPAÑOLA: Franco Torgnascioli, BrayanVéjar, Valentín Vidal, Nicolás Diaz e Felipe Espinoza (Norambuena); Matias Marin (Simon Ramirez), Montes (Ovelar), Ariel Uribe, Pablo Aránguiz; Jáuregui, Matias Suárez (Sebastián Pereira)
Técnico: José LuisSierra
FLUMINENSE: Vitor Eudes; Julio Fidelis, Manoel, Thiago Santos e Vagno (Gustavo Cintra); Facundo Bernal, Nonato e Rubén Lezcano (Lavega); Kevin Serna (Wesley Natã), Everaldo e Keno (Paulo Baya)
Técnico: Alexandre Mendes