Com o objetivo de centralizar todos os cuidados necessários para a população transgênero em um único local, o Hospital São Lucas Copacabana acaba de inaugurar o primeiro Centro de Redesignação Sexual do estado do Rio de Janeiro – que faz parte do seu Centro Médico, na Gávea. Atualmente, no Brasil, cerca de 2% da população adulta – aproximadamente 4 milhões – é transgênero e não binária, segundo levantamento¹ feito pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp).
A unidade possui estrutura integrada e equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, urologista, cirurgião plástico, psicólogo e psiquiatra, incluindo profissionais transgênero com formação e experiência específica para o atendimento ao paciente. A organização do espaço elimina a necessidade de deslocamentos entre diferentes especialistas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficaz.
“O centro contribui para a inclusão social da população transgênero, garantindo acolhimento e segurança em todas as etapas da transição de gênero. Oferecemos um tratamento integrado aos pacientes na busca de promover um espaço de excelência, acolhimento e respeito aos direitos de cada um, o que influencia diretamente a melhora da qualidade de vida.”, afirma o dr. José Armando Cortez, diretor médico do Hospital São Lucas Copacabana.
O atendimento ambulatorial funciona às quintas-feiras, das 17h às 20h, por meio de agendamento prévio. O centro está localizado no Shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, na Rua Marquês de São Vicente, 52, 5º piso.
Agência Brasil