Várias cidades do país registraram recorde de foliões no Carnaval, aquecendo setores de hotéis, bares, restaurantes e viagens, além de gerar emprego e renda. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, a região Sudeste foi o destaque, especialmente a cidade do Rio de Janeiro e estado de Minas Gerais.
O Carnaval mineiro contou com 12 milhões de foliões. A festa movimentou quase R$ 5 bilhões, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Também foram criadas 100 mil novas vagas temporárias de trabalho no estado.
Já a cidade do Rio de Janeiro contou com 7 milhões de pessoas e incremento econômico de R$ 5 bilhões. Hotéis da capital tiveram 87% de ocupação.
No Nordeste, Pernambuco e Bahia também tiveram intensa movimentação, especialmente as cidades de Olinda, Recife e Salvador.
Mas a folia não ficou restrita aos centros tradicionais. Muitos viajantes optaram por lugares mais restritos à agitação, como é o caso da Paraíba. A ocupação hoteleira no estado ficou em 86%. Entre as cidades mais visitadas estão Cabedelo, Campina Grande, Lucena e João Pessoa.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os recordes de movimento no Carnaval, aquecendo o setor de viagens e turismo.
Fonte: Rádio Agência Brasil