TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Moradores da Rua Maestro José Botelho, em Niterói, reclamam de vazamento de esgoto

Pedestres correm risco de atropelamento para evitar pisar em buracos e na sujeira do local

Por Leonardo Pimenta em 29/03/2019 às 09:16:00

Foto: whatsapp do portal

Os moradores da Rua Maestro José Botelho, no bairro Vital Brasil, em Niterói, estão reclamando do despejo irregular de esgoto e de problemas no calçamento em frente ao número 160. Segundo alguns moradores do condomínio “La Fraternité”, o vazamento de esgoto é antigo e vem de uma casa próxima. O problema ainda gera transtornos para os pedestres que acabam passando próximo aos carros para se desviarem dos buracos e da sujeira do esgoto.    

“O vazamento de esgoto vem de muitos anos e é de uma casa aqui em frente. Nós somos obrigados a passar pelo meio da rua para não pisar no esgoto e nem cair nos buracos da calçada. Já teve gente aqui que quase foi atropelada por causa disso”, disse um dos moradores do condomínio “La Fraternité”.”

O Portal Eu, Rio! entrou em contato com a Prefeitura de Niterói, com a Companhia de Saneamento Águas de Niterói e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A Prefeitura de Niterói respondeu em nota que “o Departamento de Fiscalização de Posturas enviará uma equipe ao local para analisar a situação e, se for o caso, intimar os proprietários para que façam o reparo das calçadas”.

A Companhia Águas de Niterói, em nota, disse “que enviou hoje, dia 28/03, uma equipe técnica ao local e, após vistoria, foi identificado um problema interno no imóvel, que é responsabilidade do cliente. Vale ressaltar que esse cliente está interligado à rede coletora de esgoto, disponibilizada pela concessionária”.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) respondeu que possui um termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto e a Concessionária Águas de Niterói e que gerou o projeto “Se Liga”, criado com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara, nos rios, no solo e nas lagoas de Niterói.

Segundo o Instituto, a concessionária repassa à Superintendência Regional da Baía de Guanabara do Inea um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Os proprietários dos imóveis são qualificados e notificados pelo Inea a se adequarem em até 60 dias, conforme o Decreto Estadual nº 41.310/2008.

O Inea informou ainda que cerca de 1.696 imóveis do município de Niterói já se conectaram à rede de esgoto sanitário, após terem sido notificados pela Superintendência. Com isso, menos 559.680 litros/dia de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados de forma inadequada. 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.