Uma antiga torre de tijolo vizinha ao conhecido condomínio "Tijolinho", entre os bairros do Andaraí e Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, está com sérios problemas em sua estrutura. De acordo com moradores, a deterioração é antiga e o monumento já foi interditado algumas vezes, mas nunca houve nenhuma reforma importante. Enquanto isso, pedaços de concreto caem pelas redondezas e ameaçam a integridade física de quem passa por ali.
Na manhã desta sexta-feira (29), segundo algumas pessoas que trabalham próximo a área, após a queda de parte do concreto, homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local e sinalizaram o espaço com uma faixa amarela. Contudo, para aqueles que transitam pela vizinhança, o risco de uma tragédia é cada vez maior.
"Não sei o que a Prefeitura está esperando para evitar que uma desgraça aconteça. Toda hora cai um pedaço de tijolo, que pode acertar a cabeça de um. Fora o risco da queda da chaminé por inteiro", disse um morador que preferiu o anonimato.
Vale ressaltar que, na verdade, a torre é uma chaminé remanescente das antigas fábricas que existiam na região. Ela pertencia a indústria América Fabril de tecidos e há anos sofre com o abandono das autoridades. Hoje, além dos problemas estruturais, encontra-se pichada e sem os devidos cuidados de conservação.
A reportagem do portal Eu,Rio! tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Conservação do Rio de Janeiro e também com a Defesa Civil para tentar esclarecer sobre a responsabilidade pelo monumento histórico. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve nenhum resposta.