Participar da Harvard Model United Nations, a maior simulação da ONU no mundo, que reúne 400 estudantes de 50 países em Boston, nos EUA, é o sonho de muitos estudantes. Pois a carioca Carolina Esperão, de 18 anos, não só participou desse grande evento em janeiro de 2024, como foi premiada por sua performance.
A simulação, toda em Inglês, foi repleta de desafios. O maior deles?
- Foi liderar o bloco. Eu estava junto de muitas pessoas extremamente talentosas, então garantir a minha liderança foi um desafio. O momento mais marcante para mim foi quando recebi a premiação, fruto do meu esforço e bom desempenho - destaca a brasileira.
A brilhante participação de Carol em Boston contou com o apoio fundamental e irrestrito do Colégio Franco, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, que, em novembro de 2024, completa 109 anos. Foi lá que a estudante passou grande parte de sua trajetória escolar (desde a Educação Infantil).
Carol nutre um sentimento de muita gratidão pelo Franco, onde concluiu o Ensino Médio no fim de 2023. Ao ponto de ser difícil apontar um momento que mais a marcou durante seus 12 anos como aluna:
- Foram muitos, então é difícil escolher um só. Acho que o que mais me marcou foram as pessoas. Os professores, a equipe pedagógica, os amigos que eu fiz. Todas essas pessoas se tornaram uma rede de apoio para mim - recorda.
Da incrível experiência em solo americano, em sua primeira viagem ao exterior sem os pais, a estudante brasileira coleciona muitas experiências incríveis.
- Amei conhecer o Aquário de Boston, a Biblioteca e, no geral, andar pela cidade, principalmente porque estava nevando. Então, o cenário era de filme mesmo. Mas o ponto mais alto foi o campus da universidade de Harvard. É lindo demais, e você sente como se estivesse vivenciando a História acontecendo.
Ter sido uma das sete pessoas premiadas entre tantos estudantes altamente capacitados foi motivo de enorme emoção e orgulho para a brasileira.
- Foi emocionante demais, é até difícil de definir em poucas palavras, para ser sincera. Em muitos momentos no ano passado, eu achei que não ia poder viajar para a simulação em função de questões financeiras. Então, ser premiada foi uma coroação do esforço de muitas pessoas queridas. Além do fato de ter sido minha primeira simulação internacional e pessoalmente. Quando eu vi meu nome naquele telão e os meus amigos, caí no choro - comenta a carioca, que também é grata ao Instituto Diplomum, responsável pelo programa de mentoria, através do qual ela foi aprovada para o evento em Boston.
Aprovação na UFRJ
Definitivamente, janeiro foi de fortes emoções para Carol. No voo de volta para o Brasil, ela recebeu da mãe, Andrea, mais uma excelente notícia: a aprovação no curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, na renomada UFRJ.
-Comemorei com os passageiros do meu lado (risos). Foi muito incrível. E estou com bastante expectativa, porque a grade do curso me encanta muito, e a UFRJ era minha faculdade dos sonhos (aqui no Brasil), desde que comecei o processo de escolha.
A aprovação na universidade Carol também atribui ao apoio de sempre do Franco.
- Quando cheguei na prova do ENEM, me surpreendi de ter sido tão parecida com o simulado que fazemos no Franco. Me senti fazendo um simulado. Além disso, todo o suporte, não só psicológico, mas de conteúdo, que nós recebemos no Franco, é sem igual. É uma rede muito entrosada. Não me vejo ex-aluna de nenhum outro colégio.
Fã de Geopolítica e de Diplomacia, a brasileira começa no segundo semestre a escrever sua trajetória universitária na UFRJ (desde 2017, ela faz parte do Coral Juvenil da entidade). Mas já tem definidas as metas profissionais:
- Meu sonho, na verdade, um deles, é ser diplomata do Itamaraty. Poder viajar e conhecer vários lugares fazendo o que eu gosto é quase como se eu fosse paga para tirar férias (risos). Também ia amar trabalhar na ONU. E, além disso tudo, sou uma pessoa com muitas paixões. Meu sonho de longa data, desde criança, é ser diretora de cinema. Quem sabe um dia (risos). Mas, no momento, estou focada em passar para o Instituto Rio Branco.
Certamente, o futuro reserva mais conquistas e emoções para essa jovem e talentosa estudante carioca.