Na tarde desta quarta-feira (3), às 14h, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai prestar mais um depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas. Na ocasião, Cabral será ouvido como acusado em decorrência do desmembramento da Operação Calicute. Iniciada em 2016, a investigação do Ministério Público Federal foi ajuizada em dezembro do mesmo ano.
Na ocasião, a Calicute revelou a existência de uma organização criminosa que era responsável por corrupção, fraude de licitações, cartel e lavagem de dinheiro durante a execução de obras públicas financiadas ou pagas com recursos federais pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Neste caso, o ex-político foi acusado de cobrar propina de 5% do valor das obras executadas pela construtora Andrade Gutierrez. Para isso, ele contava com a ajuda dos seus operadores.
Entre as principais obras comprovadamente envolvidas no esquema, estavam a construção do Arco Metropolitano, a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 e a urbanização do complexo de Manguinhos.
Na audiência de hoje também serão ouvidos João do Carmo Monteiro Martins, Sergio de Castro Oliveira, Gladys Silva Falci de Castro, Sonia Ferreira Baptista, Jaime Luiz Martins e Ary Ferreira da Costa Filho.