TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Abandono de cachorros alcança níveis preocupantes no estado do Rio

Nesta semana, sete cães - entre vira-latas e de raça abandonados - foram resgatados pela ONG Ajuda Patas

Por Portal Eu, Rio! em 26/03/2024 às 18:16:05

Foto: Divulgação

No Brasil inteiro, segundos dados da OMS, temos quase 40 milhões de cães e gatos abandonados. Já no estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos.

De acordo com a presidente da ONG, Bruna Saraiva, Entre as raças de cães abandonados, quem lidera essa triste estatística são os vira-latas preto.

A especialista em cães, a veterinária, Fernanda Campista, afirma que os cães de pelagem preta enfrentam maiores dificuldades para serem adotados devido a estigmas e preconceitos associados à sua cor.

Segundo ela, Diversos fatores contribuem para essa situação, como a associação da cor preta com maldade ou azar, além da falsa percepção de que esses cães são mais agressivos e menos comunicativos.

Para a especialista, "Esses preconceitos são completamente infundados."

E em meio a toda essa situação, Muitos tutores e protetores acabam não castrando, segundo eles, por conta dos altos valores dos procedimentos. A protetora Bruna Aranha, moradora do Complexo da Penha, ZN, ajuda a cuidar dos gatos da comunidade e dos que tem em casa, um total de aproximadamente 30 animais, hoje todos castrados, mas segundo ela própria demorou anos para conseguir fazer todos os procedimentos.

Contou que mesmo fazendo todas as cirurgias em clinicas populares, o valor acabou saindo mais alto do que ela esperava.
Segundo Bruna a castração não é ofertada por valor entre 80 a 100 reais, mas o total final sempre girava em torno de 800 a 900 reais, por conta de uma série de exames que são caríssimos.

Ela diz que Depois tomou conhecimeto de alguns programas de castração gratuitos, porém a procura é maior que a demanda.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.