Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nação mais feliz do mundo

Web Summit mostra Finlândia com oportunidades de trabalho e negócios

Evento destaca o porquê de escolher o país nórdico como destino para se viver e trabalhar


Foto: Divulgação

Quem está de olho em uma vaga de trabalho no exterior ou quer expandir os negócios para além das fronteiras, precisa visitar o estande da Finlândia no Web Summit Rio 2024, de 15 e 18 de abril, em Jacarepaguá. A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo, pelo 7º ano seguido, pelo último Relatório Mundial da Felicidade da ONU, e está com grandes oportunidades de negócios e carreira para brasileiros.

No dia 17 de abril, às 18 horas, a FinlandWorks vai realizar um encontro, no Hotel Venit Mio, para destacar o porquê de escolher a Finlândia como destino para se viver e trabalhar. “Existem diversas empresas brasileiras estabelecidas na Europa e muitos profissionais buscando oportunidades no exterior, então este bate-papo vai mostrar os setores que estão em crescimento e como é viver num país seguro, cheio de belezas naturais e que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal permite as pessoas terem mais qualidade de vida”, explica Laura Lindeman, diretora sênior de Negócios da Business Finland, organização governamental para financiamento de inovação e promoção de comércio, turismo e atração de talentos.

Durante o Web Summit, no Riocentro, empresas das cidades finlandesas de Helsinque, Tampere e Oulu vão reunir players do segmento de tecnologia num dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, proporcionando oportunidades de inovação e networking com empreendedores e insights sobre a migração para o país e os canais facilitadores da relação Brasil-Finlândia. “A primeira edição do Web Summit no Brasil foi simplesmente incrível, e estamos ainda mais empolgados com a programação deste ano. Existe um grande potencial para o Brasil e Finlândia colaborarem entre si para promover um ambiente de inovação e tecnologia. Queremos trazer insights para esse ecossistema e aprender com ele também”, destaca Laura.

O evento deve receber mais de 30 mil visitantes, 500 investidores e 900 startups, uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem as oportunidades do mercado e cooperação com outros países.

STARTUPS

A Finlândia é um país com muitas vantagens para fundadores de startups que desejam estabelecer ou realocar os negócios no mercado de tecnologia. O “Mapeamento do Ecossistema de Inovação no Exterior: Finlândia de 2023” aponta que o país possui mais de 3.821 startups, e tem um valor de mercado combinado de 48,2 bilhões de euros.

No estande da Finlândia no Web Summit RJ, agências de Helsinque, Tampere e Oulu vão apresentar seus programas de atração e aceleração de startups para empreendedores. A coordenadora de Negócios da International House Tampere, Karen Ahtiainen, conta que está ansiosa para conhecer profissionais de tecnologia especializados em efeitos visuais, jogos e tecnologia de imagem e fundadores de startups. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer novos talentos e convidá-los a participar da campanha Experience Tampere. A International House Tampere está avaliando profissionais de tecnologia e startups para concorrerem a uma experiência imersiva, de cinco dias, na cidade ao sul da Finlândia. Doze pessoas serão selecionadas para viver esta experiência: seis fundadores de startups e seis profissionais da área de Tecnologia".

A gerente de Talentos da Business Finland, Alessandra Leone, explica que para favorecer o ambiente de negócios voltado às empresas que estão iniciando a jornada no mercado de tecnologia, o país nórdico oferece financiamento para pesquisa, desenvolvimento de produtos e negócios. “O ecossistema finlandês de startups é apoiado e impulsionado pelas instituições públicas e privadas de financiamento, aceleradores e incubadoras e comunidades de trabalho em conjunto. Além disso, o governo finlandês desempenha um papel importante na condução do ecossistema de startups através de financiamento, serviços para empresas inovadoras em fase inicial e apoio às universidades”, explica Alessandra.

TECNOLOGIA

A Finlândia pode ser um pequeno país nórdico, mas é líder mundial em tecnologia da saúde e tem o maior número de startups digitais per capita do mundo. Helsinque é reconhecida como o centro de startups do Norte da Europa. O país também é referência em software de segurança cibernética, hardware e soluções de parcerias para proteger o mundo digital. Classificada como um dos ecossistemas de Inteligência Artificial mais importantes da Europa, o país abriga uma ampla gama de empresas líderes no campo.

“Somos uma nação de primeiros usuários, oferecendo acesso a instalações de pesquisa avançada, dados abertos, uma vibrante comunidade de startups e um banco de testes ágil para soluções globais”, explica Lindeman, que acrescenta que a Finlândia tem uma missão de transformação limpa e digital. “As empresas estão oferecendo oportunidades de carreira atraentes a pessoas que querem fazer a diferença e contribuir para construir um mundo melhor. Esta é uma oportunidade de desenvolver competências com as mais recentes tecnologias, conhecimentos e especialistas e impulsionar o crescimento sustentável”.

A diretora de Comunicação e Marketing da BusinessOulu, Auli Kangas, revela que sempre há muitas vagas de trabalho abertas nas empresas e que, durante o Web Summit Rio, está ansiosa por conhecer talentos de Tecnologia da Informação e da Comunicação que estejam interessados nas oportunidades de emprego que as empresas de Oulu têm para oferecer. "Estamos ansiosos por conhecer novas pessoas no Rio de Janeiro e falar mais sobre as possibilidades que a nossa cidade tem para oferecer, tanto para o trabalho como para uma vida com mais qualidade".

MERCADO DE GAMES

A Finlândia é uma das maiores desenvolvedoras de jogos da Europa, sediando estúdios mundialmente conhecidos como Remedy (de Alan Wake) e Rovio (de Angry Birds) e a Fingersoft. Segundo projeções da consultoria PwC, a expectativa é que o setor alcance um faturamento global de US$ 321 bilhões de dólares até 2026. Já no Brasil, o último levantamento da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) mostra que o país teve um faturamento de R$ 1,2 bilhão no setor em 2022 e continua em alta.

Com o setor aquecido nos dois países, empresas estão em busca de novos talentos, por isso, Alessandra avisa que quem pensa em investir neste segmento e ainda busca mais qualidade de vida, a Finlândia conta com oportunidades de negócios e carreira para empresas e talentos brasileiros. “A Finlândia transformou desafios em oportunidades, abraçou tendências e criou experiências de jogos que cativam jogadores em todo o mundo. Existe um grande potencial para ambos os países aprenderem e colaborarem entre si”, revela a gerente de Talentos da Business Finland.







Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!