Considerado o maior museu de arte popular brasileira, com cerca de 8 mil obras no acervo, o Museu Casa do Pontal, situado no Recreio dos Bandeirantes, está com acervo ameaçado por conta do alagamento causado pelas últimas chuvas. Um grupo denominado "Amigos do Museu Casa do Pontal" divulgou nas redes sociais um pedido de ajuda destinado a Prefeitura, onde cobram da administração pública uma definição na conclusão da obra da nova sede do museu.
Segundo o grupo, as inundações começaram depois da construção de um condomínio no entorno do Museu, autorizado pela Prefeitura, que colocou o terreno em alto risco de alagamento. O grupo afirma que a Prefeitura reconheceu sua responsabilidade, cedeu um terreno na Barra e prometeu recursos para construção de uma nova sede. Mas há 20 meses a obra está parada.
Durante as chuvas deste início da semana o museu foi inundado e teve parte o acervo retirado do local, porém, muitas obras ainda estão no local e correm risco.
Casa do Portal
O Museu Casa do Portal começou a ser construído em 1976 pelo francês Jacques Van de Beuque que também reuniu a coleção composta por cerca de 8.000 peças. O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. Conta com a certificação da UNESCO e recebeu diversas premiações por sua atuação, entre elas a Ordem do Mérito Cultural, em 2005.
Personalidades nacionais e internacionais consideram o museu como uma referência na cultura brasileira. O escritor José Saramago inspirou-se na visita ao acervo para escrever o livro "A Caverna", publicado em 2000. Em 2004, Gilberto Gil, na época Ministro da Cultura, afirmou: "O Museu Casa do Pontal é um retrato 3x4 do Brasil". Em 2010, a instituição ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria "Patrimônio Material".
A Secretaria Municipal de Cultura informou que está em contato com o Museu Casa do Pontal para promover, ainda esta semana, uma reunião conjunta com a Riourbe, a fim de auxiliar na busca de soluções para o problema enfrentado pela instituição. A Secretaria também ofereceu à direção do Museu Casa do Pontal a possibilidade de abrigar o acervo da instituição, como reserva técnica, na Cidade das Artes.