O Flamengo fez a alegria dos 60 mil torcedores que lotaram o Maracanã na noite desta quinta-feira (11) e goleou a equipe boliviana do San José por 6 a 1 e reassumiu a liderança do Grupo D da Copa Libertadores chegando aos mesmos nove pontos do Peñarol, mas superando os uruguaios no saldo de gol.
Falando e uruguaio, jogando de titular esta noite, Arrascaeta foi um dos melhores em campo, jogando avançado pela esquerda e depois da saída de Diego para entrada de Vitinho, mais centralizado. Além de ótimos passes, ele ainda marcou um golaço aos 11 da segunda etapa quando matou no peito e chutou sem chances para o goleiro Lampe marcando o terceiro gol rubro-negro, dando inicio a goleada.
Antes disso o Flamengo que tinha começado com tudo a partida e aberto o placar logo aos dois minutos com Diego que mandou para o gol após cobrança de escanteio desviada por Bruno Henrique.
No minuto seguinte as coisas pareciam que iam ficar ainda mais fáceis quando Toco matou com falta um contrataque do camisa 27 rubro-negro e foi expulso. No entanto o que se viu foi justamente os bolivianos irem ao ataque e arrancarem o empate aos 18 minutos com Saucedo que pegou o rebote da grande defesa de Diego Alves em chute de Sanguinetti.
Após sentir um pouco o gol, o Flamengo retomou as rédeas da partida e após desperdiçar chances com Diego e com Everton Ribeiro, assumiu a frente do placar novamente depois que em boa jogada, Bruno Henrique serviu o camisa 7 que tocou sem chances para o goleiro.
Equipe sai vaiada no intervalo
Após desperdiçar mais chances, o rubro-negro foi para o intervalo sob vaias da torcida, no entanto na segunda etapa a equipe conseguiu chegar a goleada muito em função da fragilidade do adversário que até incomodou e quase diminuiu quando a partida ainda estava 3 a 1, mas depois sentiu o peso de jogar com um a menos.
Alheio a isso o Flamengo se aproveitou e conseguiu marcar mais três vezes. Aos 34 em ótima jogada de Pará que avançou pela linha de fundo e tocou para trás, Everton Ribeiro marcou o segundo dele na partida. Quatro minutos depois Arão teve sua camisa puxada dentro da área, pênalti que Vitinho converteu.
Para finalizar, aos 42 Pará avançou novamente pela linha de fundo e tentou cruzar, a bola bateu em Gutiérrez que marcou contra seu próprio patrimônio.
Com duas partidas fora de casa pela frente diante da LDU em Quito no próximo dia 24 e Peñarol em Montevidéu no dia 8 de maio, o Flamengo precisa apenas de mais um ponto para garantir a classificação. Mas antes disso ainda encara o Vasco em duas partidas para decidir o Campeonato Carioca, a primeira delas acontece no próximo domingo (14).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-BRA 6 X 1 SAN JOSÉ-BOL
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de abril de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
Cartões amarelos: Willian Arão (Flamengo); Rodríguez (San José)
Cartões vermelhos: Toco (San Jose)
GOLS
FLAMENGO: Diego, aos 2min do primeiro tempo; Éverton Ribeiro, aos 30min do segundo tempo e 34min do segundo tempo; Arrascaeta, aos 11min do segundo tempo; Vitinho, aos 38min do segundo tempo; Pará, aos 42min do segundo tempo
SAN JOSÉ: Saucedo, aos 18min do primeiro tempo
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê (Trauco); Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego (Vitinho), Everton Ribeiro (Lucas Silva) e De Arrascaeta; Bruno Henrique
Técnico: Abel Braga
SAN JOSÉ: Carlos Lampe, Ariel Juárez (Rojas), Edemir Rodríguez, Toco e Jair Torrico; Mario Ovando, Didi Torrico, Gutiérrez, Rodrigo Ramallo (Marcelo Gomes) e Javier Sanguinetti; Carlos Saucedo (Alessandrini)
Técnico: Miguel Ponce