Fernando Diniz é demitido do Fluminense após derrota para o Flamengo
Técnico era um dos mais longevos a trabalhar em clubes brasileiros, com mais de dois anos no cargo
Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
O Fluminense demitiu Fernando Diniz após a derrota para o rival Flamengo. O treinador não resistiu ao momento ruim no comando do Tricolor, que está na lanterna do Brasileirão, e teve sua saída sacramentada nesta segunda-feira (24). O auxiliar permanente Marcão estará à frente da equipe no jogo desta quinta-feira (27), contra o Vitória, no Maracanã.
Diniz iniciou sua segunda passagem pelo Fluminense em abril de 2022. Em 145 jogos, entrou para a história do clube ao conquistar os títulos inéditos da Libertadores da América, no ano passado, e da Recopa, no início desta temporada. Também faturou o Campeonato Carioca em 2023.
Neste ano, Diniz não conseguiu fazer o time repetir o bom desempenho da última temporada. Foram 28 jogos em 2024, com 10 vitórias, oito empates e 11 derrotas. As atuações ruins e a péssima campanha no Brasileirão deixaram a permanência no cargo insustentável.
A decisão pela saída acontece pouco mais de um mês após o presidente Mário Bittencourt anunciar a renovação com Diniz até o fim de 2025. Para encerrar o vínculo, o Flu deverá pagar entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões de multa rescisória ao técnico.
Fernando Diniz encerra sua passagem pelo Fluminense como o treinador mais longevo do clube no século XXI. Ele ficou 786 dias no cargo, superando Abel Braga, que treinou o Tricolor de junho de 2011 a 29 de julho de 2013.
Após a saída de Fernando Diniz, o Fluminense buscará outro treinador para tentar reagir rápido no Brasileirão. O clube tem apenas uma vitória no torneio e já ocupa a última colocação há duas rodadas, com 6 pontos.