A Câmara dos Vereadores de Niterói foi palco de uma Audiência Pública que discutiu a economia local e os desafios do setor de bares e restaurantes na cidade nos âmbitos tributário e da fiscalização de posturas.
Entre os assuntos abordados, ganharam destaque a consistência na contratação de mão de obra na área de alimentação fora do lar. Nos últimos 12 meses, o setor apresentou um aumento de 1,7% no número de pessoas empregadas, informou o IBGE, por meio da PNAD Contínua.
Além disso foram apresentados índices de pesquisas da Abrasel Leste Fluminense RJ que mostram, na região, prejuízos do setor na casa dos 33%. Também foi falado sobre a alta carga tributária com taxas e impostos, modernização da legislação de acordo com a realidade atual e a desburocratização e orientação sobre as regras de postura, visando contribuir para harmonia junto à sociedade.
"Precisamos apresentar essas informações, participar das audiências para estar defendendo o município para uma Niterói que promova o empreendedorismo", frisou o diretor Executivo da Abrasel Leste Fluminense RJ, Anderson Diniz. O especialista ainda chamou atenção para uma comparação entre indústria e o Agro, que cada vez mais substitui a mão de obra pela tecnologia, ao contrário dos bares e restaurantes.
A Audiência Pública teve como presidente da sessão o vereador Daniel Marques e participaram, além dos vereadores da Casa, representantes do Sindicato Patronal, Associação de Clubes, Associação de Moradores do Barreto e da sociedade civil.