O presidente da República, Jair Bolsonaro, fez um pronunciamento à nação na noite desta quarta (24), agradecendo o empenho dos deputados na aprovação do relatório da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Bolsonaro elogiou também o comprometimento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), com o andamento da proposta na Câmara.
“Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a constitucionalidade da proposta que cria a nova Previdência. Agradeço o empenho e o trabalho da maioria dos integrantes da comissão e também o comprometimento do presidente Rodrigo Maia”, disse Bolsonaro no discurso.
Jair Bolsonaro afirmou também no seu discurso que, se a reforma da previdência não for aprovada, faltarão recursos para garantir a aposentadoria dos trabalhadores e para investir nas áreas de saúde, educação e segurança.
“Se nada for feito, o país não terá recursos para garantir aposentadoria para todos os brasileiros. Sem mudanças, o governo não terá condições de investir nas áreas mais importantes para as famílias, como saúde, educação e segurança”, falou o presidente durante o pronunciamento.
A aprovação da admissibilidade da reforma da Previdência foi feita na noite desta terça-feira, após nove horas de intensas discussões sobre o relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na sessão, a oposição solicitou a retirada da proposta da pauta de votações e o adiamento da votação, porém não foi atendida. O relatório sobre a reforma, elaborado pelo deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), foi aprovado no fim da noite por 48 votos a 18 e irá para a Comissão Especial.
No final da votação da Comissão de Constituição e Justiça, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), fez declaração à imprensa falando sobre a votação e pedindo ao governo mais diálogo.
“A gente sabe que o governo ainda é um pouco desorganizado aqui. Nós organizamos de uma forma onde demonstramos hoje que há responsabilidade na reforma da Previdência. Foi um resultado importante, um resultado que mostrou uma afirmação da Câmara dos Deputados em relação a essa matéria. Mas, daqui para frente, a gente precisa do governo. A gente precisa que o governo dialogue, que o governo participe mais e que o governo tenha o que cada um dos deputados teve aqui, muita energia e muita vontade de aprovar esse tema, que vai garantir no futuro o pagamento das aposentadorias dos brasileiros", disse o presidente da Câmara.
Presidente da Câmara Rodrigo Maia deu aval para abertura da Comissão Especial
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), deu a autorização nesta quarta (24) para a instalação da Comissão Especial que discutirá o projeto da reforma da Previdência. A comissão será formada por 49 integrantes titulares e 49 suplentes, que serão escolhidos de acordo com o tamanho da bancada dos partidos na Câmara.