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Pane por excesso de peso

Treze pessoas ficam presas em elevador de shopping da Baixada Fluminense

Vítimas afirmam que ficaram quase duas horas esperando pelo resgate


Clientes do Top Shopping dentro do elevador. Foto: Reprodução/TV Globo

Um grupo de treze pessoas passou por momentos de pânico ao ficar preso em um elevador, por quase duas horas, no Top Shopping, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O caso aconteceu no dia 7 de julho. Segundo os clientes, o botão de emergência foi acionado diversas vezes, mas ninguém apareceu para ajudar. No desespero, as vítimas começaram a gritar e bater palmas para chamar a atenção. Quem ficou preso no equipamento conta ainda que a luz do elevador apagou e o ambiente ficou muito abafado.

Um homem que estava chegando com a mulher para usar o elevador viu a cena e tentou ajudar as vítimas. Ele forçou a abertura das portas usando uma barra de ferro. Wesley Bruno reforçou a versão das vítimas de que o shopping não prestou auxílio aos clientes.

Assista, na matéria da Web TV Eu, Rio, a entrevista com Wesley Bruno contando detalhes de como tentou ajudar as pessoas presas no elevador e os esclarecimentos do major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que enfatiza a importância de saber agir em situações como essas para não colocar a vida em risco.

Antes da tentativa de resgate improvisado, as vítimas afirmam terem ligado para o Corpo de Bombeiros três vezes, mas a corporação só chegou cerca de 20 minutos depois. Em seguida, um técnico de manutenção chegou com a chave para a abertura da cabine, mas o resgate já estava em andamento. A assessoria de imprensa do Top Shopping atribuiu a pane ao excesso de peso. Em nota, informou que um técnico da empresa e um bombeiro militar foram chamados para liberar o grupo e que os elevadores passam por manutenção mensal e inspeção semanal. O comunicado destaca também que o equipamento em questão “encontra-se parado aguardando parecer técnico da empresa especializada”. A nota justifica que, por norma técnica nenhum funcionário do shopping pode mexer no equipamento, somente o técnico da empresa responsável ou um bombeiro militar. A assessoria de imprensa nega que o shopping tenha sido negligente e afirma ter oferecido atendimento de primeiros socorros e encaminhamento ao hospital, caso alguém indicasse que não estava se sentindo bem, o que não teria sido necessário.

Em nota, o Corpo de Bombeiro informou que foi acionado às 20h45 do dia 7 de julho para salvamento de pessoas em elevador, no Top Shopping, em Nova Iguaçu. “O quartel da área chegou em menos de 10 minutos no local e colaborou junto com a empresa de assistência técnica na retirada das vítimas que estavam retidas dentro do elevador”, diz a nota.

Outros casos

Esse é o quarto incidente envolvendo elevador no Rio de Janeiro num período de dez dias. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea-RJ, está investigando três ocorrências com elevador. No dia 30 de junho, um paciente de 28 anos que estava internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte, morreu após ficar 16 minutos preso no elevador da unidade hospitalar. Ele estava sendo conduzido por funcionários em uma maca para realização de exames. Segundo a direção do hospital houve queda e descarrilamento da porta do equipamento.

No dia seguinte, uma servidora da Secretaria Estadual de Fazenda, no Centro do Rio, ficou ferida após o elevador que ela estava atingir o teto, no vigésimo andar. Ela foi levada para o Hospital Souza Aguiar, também no Centro. Nesse mesmo dia o elevador do prédio de número 35 da Rua Barão de Ipanema, em Copacabana, na Zona Sul, despencou e foi parar no poço. O funcionário da empresa que fazia a manutenção do equipamento morreu na hora.

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