Até 21 de agosto, os alunos do Colégio pH, junto com professores, familiares e voluntários da Hemocione, estarão reunidos para realizar a Semana das Gotinhas, evento que promove a doação de sangue. As coletas serão realizadas nas unidades da Barra da Tijuca, Icaraí, Jockey, Botafogo e Tijuca acompanhadas de bate-papos sobre a importância desse gesto para sociedade. A ação será realizada em parceria com a Hemocione, instituição que já auxiliou a salvar 20 mil vidas e tem como objetivo formar uma geração de doadores.
A expectativa é que 600 pessoas participem do gesto e sejam coletados cerca de 250 litros em bolsas, podendo auxiliar incontáveis vidas. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, apenas 1,4% da população brasileira é doadora regular de sangue, o que corresponde à metade do necessário para suprir a demanda. Durante o período de festas regionais os níveis ficam ainda mais críticos.
“Nós enxergamos a doação de sangue como uma das formas mais rápidas e diretas de salvar uma vida, mas sabemos que no Brasil esse hábito não é suficientemente incentivado. Pensando nisso, organizamos esse encontro e estamos muito felizes em ter o apoio da comunidade pH.” comenta Ana Luiza Stauffer, diretora geral do Colégio pH.
Após ser coletado, o sangue é analisado e passa por testes para ser utilizado em transfusões, tratamentos de câncer, cirurgias e outras emergências, ajudando a salvar vidas. A transfusão é segura para quem recebe e quem doa: o corpo humano possui sangue suficiente para doar de forma saudável e o volume doado é reposto 24 horas após a doação. O ato é uma demonstração de amor ao próximo e cada bolsa de sangue coletada pode ajudar até quatro vidas de diferentes maneiras.