TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Casa Sambabook chega à Cidade das Artes este mês

Espaço vai abrigar exposição, oficinas, palestras, rodas de samba e o Bethquim, botequim temático em homenagem a Beth Carvalho

Por Portal Eu, Rio! em 03/09/2024 às 13:52:24

Fotos: Divulgação

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), será o ponto de encontro dos amantes do samba no mês de setembro. Nascida sob inspiração e para celebrar o Sambabook (Musickeria), maior plataforma de conteúdo da história do samba, a Casa Sambabook abre as suas portas nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro, com uma programação variada e inteiramente gratuita.

Distribuída em cinco diferentes níveis, a Casa Sambabook abriga uma exposição com áudios, registros fotográficos, depoimentos de artistas e dos homenageados das cinco edições anteriores do Sambabook, premiado projeto multiplataforma: João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. Ao final da experiência imersiva, o público encontra um botequim especialíssimo, carinhosamente batizado de Bethquim para celebrar Beth Carvalho, homenageada da sexta edição do Sambabook (projeto da Musickeria, já em fase de produção). Durantes cinco noites, o Bethquim recebe a Roda de Samba da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho, e atrações como as cantoras Lu Carvalho e Marina Iris, os grupos Samba que elas querem, Prettos e Roda de Saia, além do jovem sambista Enzo Belmonte. Além de samba do bom, o Bethquim terá petiscos especialmente criados pela cantora e também chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth, inspirados nas predileções gastronômicas da homenageada. Os pratos foram batizados com títulos de sucessos da cantora, como “Coxinha do pai” (coxinha de frango ao curry e passas), “Firme e forte” (hambúrguer de salmão com compota de bacon e cebola), “Vou festejar” (pão de alho com linguiça mineira) e “O show tem que continuar” (sanduíche de carne desfiada).


Samba que elas querem

A Casa Sambabook promove ainda oficinas com grandes músicos, que tocaram com Beth Carvalho, como Dirceu Leite (oficina “Sopros no samba”) e Carlinhos 7 Cordas (oficina de violão 7 cordas), Marcelo Pizzott e Beloba (percussão), Marcio Vanderlei (cavaco e luther) além da oficina com Carol Vilanova, da Cia de Dança de Carlinhos de Jesus, entre outras atrações. A programação inclui ainda um workshop com Anita Carvalho sobre planejamento estratégico para novos artistas do samba, palestras com escritores, jornalistas e historiadores, como Luiz Antônio Simas, João Pimentel, Rafael Mattoso, Chris Fuscaldo, Kamille Viola e Rodrigo Faour, autor da discobiografia de Beth Carvalho, que será parte integrante do Sambabook dedicado à trajetória vitoriosa da madrinha do samba.


Luiz Antônio Simas

Todas as atividades da Casa Sambabook serão gratuitas, incluindo exposição, oficinas, palestras e acesso ao Bethquim (a consumação é por conta do visitante). Através da plataforma Sympla será possível garantir as senhas de acesso às atividades.

Idealizador do Sambabook e diretor artístico da Casa Sambabook, Afonso Carvalho (sócio da Musickeria), conta que a própria Beth Carvalho aprovou o nome "Bethquim", já que a ideia de homenageá-la já existia: "Bethquim foi uma brincadeira que eu fiz com a Beth, numa conversa que tivemos. Ela morria de rir com essas brincadeiras com nomes. Para a Casa Sambabook reunimos a Banda da Madrinha, formada por músicos que tocavam com ela, para receber convidados nas rodas de samba. São homenagens simbólicas que envolvem artistas que tiveram uma relação muito forte com a história da Beth Carvalho".

Para Luiz Calainho, da Musickeria, “O projeto Sambabook deu ao samba, e aos seus grandes compositores, o tratamento e a grandiosidade que eles sempre mereceram. A Musickeria foi adiante do mercado quando editou o primeiro Sambabook, em 2011, apostando na criação de um projeto ousado, inédito e, sem dúvida, necessário. Um projeto dessa magnitude, fundamental também pelo conteúdo educativo e histórico que fica como legado, só é possível graças ao apoio de empresas que valorizam e investem no melhor da nossa cultura”.

“Para nós, da CAIXA Residencial, o samba está sempre em casa, pois ele é parte do repertório da nossa brasilidade e está presente no dia a dia do nosso povo. Por este motivo, patrocinamos o projeto como uma forma de presentear os amantes da música com uma plataforma que perpetuará a genialidade da madrinha do samba: Beth Carvalho”, acrescenta Joaquim Cruz, CEO da CAIXA Residencial.

Sobre o Sambabook

Projeto inédito e ousado criado pela Musickeria, criado por Afonso Carvalho, o Sambabook já lançou 5 edições multiplataforma e transmídia, incluindo formatos físicos, fichário de partituras, discobiografias e ambiente na web com portal, redes sociais e aplicativos especialmente desenvolvidos. As edições anteriores homenagearam João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo grandes nomes da nossa música, de várias gerações e vertentes.

O Sambabook Beth Carvalho, apresentado pelo Ministério da Cultura e Rede, com patrocínio Caixa Residencial e apoio Energia PECEM, marca a sexta edição do projeto e já tem confirmados nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Teresa Cristina, Xande de Pilares, Maria Rita, Ferrugem, Péricles e muitos outros bambas.

Sobre a Musickeria:

A Musickeria atua em duas frentes. A primeira, criando e realizando projetos como o Sambabook, que homenageia grandes compositores do samba como João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara – em um modelo multiplataforma e com interpretações memoráveis de alguns dos maiores artistas do país. Já na área corporativa a empresa desenvolve soluções criativas e inovadoras – junto às agências de publicidade e ao mercado – com o propósito de promover ativação e posicionamento de marcas através da plataforma de música. Direção artística, curadoria, planejamento e execução de alavancagem editorial, plataformas digitais e experiências de branded content são algumas de suas áreas de atuação.

Serviço

Programação Casa Sambabook:

Datas: dias 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro

Exposição: acesso no piso da Grande Sala, na Cidade das Artes

14h30: oficinas com musicistas e profissionais ligados ao samba

16h: palestras com escritores, jornalistas e produtores culturais

19h: rodas de samba com convidados

Horários de funcionamentos da Cidade das Artes Bibi Ferreira

Sextas-feiras das 14h às 22h

Sábados e domingo: das 10 às 22h

Cidade das Artes Bibi Ferreira.

Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Entrada franca: ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/produtor/casasambabook

ou no hotsite www.casasambabook.com.br

CASA SAMBABOOK - PROGRAMAÇÃO

07/09:

  • 14h30 – Oficina - Oficina O Sopro no Samba - Dirceu Leite
  • 16h - Palestra 1 - Anita Carvalho- Planejamento Estratégico para novos artistas do Samba
  • 19h - 21h - Roda de Samba com Banda da Madrinha e convidados

08/09:

  • 14h30 - Oficina 2 - Oficina de dança (samba) - Carol Vilanova e Rodrigo Nascimento
  • 16h - Rodrigo Faour e João Pimentel - Beth Carvalho, a artista que revolucionou o samba
  • 19h - 21h - Roda de Samba com Marina Iris

13/09:

  • 14h30 - Oficina 3 - Oficina A linguagem do violão de 7 Cordas - Carlinhos 7 Cordas
  • 16h - Palestra com a jornalista e escritora Kamille Viola
  • 19h - 21h - Roda de Samba com o grupo Prettos, Lu Carvalho e Enzo Belmonte.

14/09:

  • 14h30 - Oficina 4 - Oficina O ofício de Luthier e o cavaquinho - Márcio Vanderlei
  • 16h - Palestra 4 - Rafael Mattoso - "A suburbanidade da Madrinha: Do Cacique de Ramos a quadra da Mangueira"
  • 19h - 21h - Roda de samba com o grupo Samba que elas querem

15/09:

  • 14h30 - Oficina 5 - Oficina de Percussão com Marcelo Pizzott e Beloba
  • 16h - Palestra 5 - Chris Fuscaldo- Lugar de mulher é no samba: a força feminina no gênero que representa o Brasil
  • 19h - 21h - Roda de Samba com Roda de Saia


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.