A 17ª Semana de Museus oferecerá mais de 3 mil atrações em museus de todo o Brasil, a partir desta segunda-feira (13) até o domingo (19). A atual edição da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições.
Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Em São Paulo, diversas instituições vão participar, entre elas a Pinacoteca de São Paulo, no Parque da Luz, que terá visitas educativas à exposição do artista Ernesto Neto e também à exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.
O Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, fará uma ação educativa a partir das técnicas e das temáticas do cordel, que apresentará histórias e narrativas afro-brasileiras. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, haverá um bate-papo sobre o engajamento dos clubes brasileiros diante de questões sociais como violência de gênero e racismo dentro do futebol.
No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, realiza uma ação educativa que propõe conversar sobre a territorialidade dos alimentos, refletir sobre os regionalismos e o significado de tradição. O Museu do Índio, na Rua das Palmeiras, no Flamengo, promove uma oficina de contação de histórias, com o tema "Ouvir, contar, ler e ver. Mitos, lendas e contos, as práticas leitoras e as narrativas culturais indígenas". Também oferece uma oficina de língua e cultura Guarani, e outra sobre documentação e preservação das línguas indígenas.
O Museu Casa da Moeda do Brasil, na Praça da República, apresenta uma exposição de seu acervo histórico, e outra sobre a Cédula Real.
Museu da República
O Museu da República traz uma programação inédita com seminários, novas exposições, oficinas e palestras. Segundo a direção do museu, trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal, para estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração. O conceito de núcleo contido no tema da Semana, bem como o de tradição, sob uma perspectiva antropológica e sociológica, não possui um sentido único. É com base nessa pluralidade de possibilidades e de tradições que o Museu da República propõe sua programação para a Semana Nacional de Museus.
A programação do museu da República conta seminários sobre fotografia e saúde; leitura de poesias; mesas de debates sobre abolição, além de exposições e cineclube.
O Funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. *Quartas-feiras: o horário de visitação será: das 10 às 11 horas - Horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. Das 11 às 17 horas, visitação regular. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Com ingresse a R$ 6,00 e entrada franca às quartas-feiras e aos domingos.
A programação nacional completa pode ser encontrada clicando aqui.
Fonte: com informações da Agência Brasil