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Tabelinha pela inclusão

Comissão do Senado aprova ensino de Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica

Substitutivo de Paulo Paim para projeto de Romário estende aulas de Libras para alunos ouvintes e pais ou responsáveis de deficientes auditivos


Comissão de Educação do Senado aprova substitutivo de Paulo Paim para o PL 6.284/2019, que passará por nova votação na CE antes de seguir para a Comissão de Constituição e Justiça.. Foto: Edilson Rodr

A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei do senador Romário (PL-RJ) que determina o ensino da língua brasileira de sinais (Libras) na educação básica (PL 6.284/2019). No texto substitutivo apresentado pelo relator, senador Paulo Paim (PT-RS), a oferta de Libras, originalmente voltada para os estudantes surdos no projeto, foi ampliada para os seus pais ou responsáveis e também para os alunos ouvintes. O texto passará por votação em turno suplementar.

Em seu voto, Paim reescreveu a proposta, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996) para limitar a oferta do ensino de Libras aos alunos ouvintes, pais e responsáveis por estudantes surdos. No texto original, apresentado pelo senador Romário (PL-RJ), era obrigatória a oferta em todas as etapas e modalidades da educação básica.

O relator argumentou que essa finalidade já foi atendida pela Lei 14.191, de 2021, que trata da educação bilíngue de surdos. Ele explicou que restou ao projeto dispor apenas sobre a oferta do ensino de Libras aos estudantes ouvintes e aos pais dos alunos com surdez.

— Ainda que com essa perspectiva restrita, o projeto deve ser visto sob a ótica do investimento, uma vez que o modelo de inclusão proposto enriquece a todos humana e culturalmente, detendo potencial para ampliar o repertório de habilidades sociais e de comunicação da população de maneira geral — disse Paim.



Agência Senado e Rádio Senado

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