Parecia o mesmo roteiro do clássico com o Botafogo, em que o Fluminense dominou, mas acabou derrotado pelo alvinegro, pelo Brasileirão. Mas no jogo de ida, pela Copa do Brasil, na noite de quarta-feira (15), um artista da bola entrou em campo e fez a diferença.
Quando o tricolor perdia por um gol marcado pelo cruzeirense Pedro Rocha e o confronto já estava nos acréscimos, João Pedro, que substituiu Luciano, empatou no apagar das luzes, aos 48 minutos. O empate no Maracanã não era o que a torcida queria, mas foi salvador para manter as esperanças de uma classificação no jogo de volta, dia 5 de junho, no Mineirão.
Maior posse de bola e finalizações para o tricolor
Não teve gol no primeiro tempo. O Fluminense se manteve com maior posse de bola, chegando mais vezes ao ataque adversário e criando situações de perigo. É um time bem treinado, só que o Cruzeiro se defende bem. O grupo comandado por Fernando Diniz constrói as jogadas esperando uma oportunidade para matar a partida.
A dificuldade tricolor tem sido ser mais assertivo nas finalizações. Finalizou cinco vezes nesta etapa, contra nenhum chute cruzeirense. Mas o goleiro Fábio teve tranquilidade para fazer as defesas. Fora os chutes para fora, que nem assustaram. Com Luciano e Ganso chegando pouco, o lateral Gilberto fez as melhores jogadas de ataque.
Pedro Rocha abre placar, mas João Pedro empata no Maracanã
As equipes voltaram do intervalo com a mesma formação. A torcida tricolor reclamando da cera do goleiro adversário. Mas ficou mesmo chateada quando, aos 12 minutos, Pedro Rocha abriu o placar. Foi o primeiro chute a gol da raposa, aproveitando uma falha da defesa. Rodolfo chegou a tocar a bola, mas não evitou o gol.
As tentativas de empate do Fluminense iam se frustrando, pois apesar das boas jogadas, a maior parte dos chutes eram como se estivessem atrasando a bola para o goleiro. Aos 15, Luciano conseguiu colocar a bola para dentro, mas estava em posição de impedimento. Não valeu.
João Pedro substituiu o camisa 18, que saiu muito vaiado, aos 38 minutos. O Fluminense parecia que ia amargar mais uma derrota no Maracanã, podem foi salvo no último lance pelo atacante. Um chute, um gol. Foi aos 48, que o garoto promissor empatou o jogo e reacendeu as esperanças do Fluminense.
A classificação para próxima fase será decidida somente no dia 5 de junho, no Mineirão. Mas as duas equipes voltam a se encontrar no próximo sábado, às 18, novamente no Maracanã, jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 x 1 CRUZEIRO
Gol: Pedro Rocha (12/2T) para o Cruzeiro e João Pedro (48/2T) para o Fluminense
Cartão Amarelo: Ganso (Fluminense) e Rodriguinho (Cruzeiro)
Data e hora: 15 de maio de 2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Neuza Ines Back (SP)
FLUMINENSE
Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Daniel (Ewandro), Leo Arthur (Marcos Paulo) e Paulo Henrique Ganso; Yony González e Luciano (João Pedro). Técnico: Fernando Diniz
CRUZEIRO
Fábio, Orejuela, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero; Rodriguinho (Jadson), Pedro Rocha (David), Robinho; Fred (Sassá). Técnico:Mano Menezes