Um desvio de armas e joias do chefe do tráfico no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, Leandro Nunes Botelho, o Scooby Doo que é do Terceiro Comando Puro (TCP), acirrou a rivalidade de sua quadrilha com os rivais do Morro do São João, no Engenho Novo, e cria-se o risco de novas guerras entre as duas favelas, o que vem acontecendo há vários anos.
Segundo informações que chegaram ao Disque Denúncia, um dos seguranças de Scooby se aproveitou de um descuido do patrão, e fugiu com seus cordões e anéis de ouro, além da sua arma, supostamente uma Ak-47 e outros armamentos, levando-as para a facção rival, o Comando Vermelho (CV). O suspeito ainda debochou de Scooby nas redes sociais e postou fotos do que seriam os objetos roubados do antigo chefe.
Dias após o fato, um intenso tiroteio, na divisa entre os dois morros assustou moradores das comunidades. De acordo com informações recebidas pelo Whatsapp dos Procurados (98849-6099), traficantes do Morro do São João, devido a possível desvio de armamentos nos Macacos, se aproveitaram desse fato para tentar tomar os pontos de drogas situados na favela rival, mas não conseguiram. .
Há informações de que a tentativa de invasão por parte do CV nos Macacos é um reflexo de uma má administração das bocas de fumo da favela.
Scooby tocaria os negócios sem muito apoio dos traficantes, e sempre se mantém longe de Vila Isabel, dando ordens do Complexo da Maré.
O bandido atrasaria o pagamento para subordinados de menor cargo na boca de fumo e valorizaria apenas os gerentes mais próximos, geralmente quem está com ele no Complexo da Maré.
Enquanto a guerra rola, bandidos dos Macacos agem com violência contra policiais militares que tentam reprimir o tráfico no local. Um processo que corre na Justiça acusa três criminosos de atentarem contra a vida de agentes. Um deles, Wesley da Silva, vulgo “Sassau” já está preso.
O tráfico no São João também sofreu um desfalque. Treze bandidos foram presos durante uma operação da Polícia Civil na última semana.
O ápice da rivalidade entre as duas quadrilhas ocorreu em 2009 quando traficantes do São João invadiram os Macacos. No confronto, um helicóptero da PM foi atingido por tiros, caiu, pegou fogo e três policiais morreram.