O Disque Denúncia (2253-1177) divulga, nesta quarta-feira (27), um cartaz para ajudar a 12ª DP (Copacabana), a fim de obter informações que levem à localização e prisão de José Marcos Chaves Ribeiro, de 53 anos. O ex-motorista é acusado de manter em cárcere privado a socialite Regina Lemos Gonçalves, de 88 anos, durante 10 anos, isolada dentro do próprio apartamento, no Edifício Chopin, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, sem contato com amigos e parentes. A viúva é herdeira do empresário Nestor Gonçalves, fundador da Copag, famosa marca de cartas de baralho.
Nesta terça-feira (26), a Polícia Civil do RJ, através da 12ª DP e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram a Operação Damas de Ouros, com a finalidade de prender Marcos José, que não foi encontrado, e já é considerado um foragido da Justiça.
A decisão judicial de mandar prendê-lo foi baseada em uma investigação da 12ª DP que começou em novembro do ano passado. Após diversos depoimentos, inclusão de laudos e boletins de atendimento e detalhes do período em que Regina viveu com José Marcos, a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Violência Doméstica ofereceu denúncia contra o ex-motorista, solicitando sua prisão preventiva, o que deferido pelo Juízo da 4ª Vara Criminal da Capital, com pedido de prisão preventiva.
A prisão por Tentativa de Feminicídio está baseada em uma internação no dia 30 de dezembro de 2021, quando Regina foi parar no hospital com uma lesão na cabeça. Ela precisou ser operada e só teve alta em janeiro de 2022. Mas ninguém da família foi comunicado do fato.
A Justiça determinou ainda que seja desocupada uma mansão localizada em São Conrado que estaria sendo administrada por José Marcos e foi alugada a terceiros. Também estão sendo realizadas buscas no imóvel e em apartamentos que pertencem à socialite na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado. Ele está proibido de se aproximar e de tentar contato com a vítima. Também não pode frequentar o Edifício Chopin nem a mansão em São Conrado.
Assim, a 12ª DP, pede que quem tiver informações o paradeiro de José Marcos, ligue e denuncie imediatamente ao Disque Denúncia, pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia
Anonimato Garantido
Disque Denúncia