Quem usa o Edifício Multiuso do Estado para acessar o Pavão-Pavãozinho e Cantagalo já percebe as mudanças da Rua Alberto de Campos, em Ipanema. A entrada, a recepção do prédio público e os 3 elevadores de acesso foram renovados, aumentando o número de pessoas transportadas para a parte superior das comunidades. Este ano, o espaço ganhará ainda o restaurante-escola da Faetec, recém-construído no primeiro andar do equipamento público pelo programa Cidade Integrada.
Com estrutura de alto padrão, a futura unidade escolar teve a sua parte física concluída no começo de dezembro e agora entra em nova etapa, para o chamamento público de uma empresa que irá equipar o local e capitanear a parte comercial.
– Integrar a comunidade é a essência do Cidade Integrada. Estamos fazendo neste prédio o que essa comunidade precisa, promovendo a conexão da população com educação técnica, serviços sociais e segurança pública. Estamos muito confiantes para que essas ações sigam promovendo cada vez mais paz, empregos e prosperidade para toda essa região – afirmou o governador Cláudio Castro.
A futura parceria público-privada, além de oportunizar o aprendizado a estudantes da Faetec localizada no mesmo prédio, oferecerá ao público duas áreas de convivência (climatizada e outra aberta), com uma vista para o morro Dois Irmãos, na Zona Sul da capital.
A preparação do espaço emocionou Leda Maria Pereira de Macedo, de 44 anos, nascida e criada nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. A estudante de Marketing afirma que a retomada do edifício simboliza um sentimento de renovação para quem utiliza o prédio público para se locomover, estudar, praticar esportes, ter aulas de dança ou mesmo para visitar e almoçar.
– O restaurante vai ser uma coisa maravilhosa. A comida provavelmente também vai ser muito boa. Vai ter nutricionista para poder fazer a comida balanceada, vegana. Estou muito feliz. E sabendo que aqui vai também trazer muitos turistas – contou.
Localizado no hall do primeiro andar do Edifício Multiuso do Estado, o futuro Restaurante-Escola de Ipanema terá uma vista deslumbrante dos bairros do Leblon, Ipanema e Lagoa. A iniciativa lançará mão desta importante região turística do Rio de Janeiro para gerar ainda mais atrações para quem visitar o local. A expectativa é receber até 80 pessoas no salão do restaurante e mais 40 na área externa, com o oferecimento de preços acessíveis para todos.
A novidade também animou Marcelo Paiva de Melo, de 25 anos. Professor de dança e educador físico, o jovem acredita que o novo restaurante será muito bem recebido pela comunidade e os visitantes por ter uma vista diferente e privilegiada da Zona Sul do Rio.
– É benefício para comunidade e também para as pessoas que moram aqui. Com toda certeza vai vir mais turistas do Brasil e de fora pra conhecer. Todo mundo fica encantado com essa vista dos Dois Irmãos. Todo mundo quer conhecer a comunidade e o espaço – afirmou Marcelo.
Recuperação do Edifício Multiuso do Estado
Ao fim de todas as etapas, as intervenções projetadas pelo Cidade Integrada trarão, além de um Restaurante-Escola da Faetec, mais três elevadores, totalizando seis; Biblioteca Parque; unidade da Fundação Leão XIII; o Museu de Favela do Cantagalo; área administrativa da Polícia Militar; feira de artesanato para produtoras locais; lavanderia comunitária; intervenções urbanísticas do “Caminho da Arte”; interligação do complexo de favelas com grafites e padronização até o prédio do elevador panorâmico do Pavão-Pavãozinho; e um espaço exclusivo para projetos da Secretaria da Mulher.
Também está prevista a reforma da subestação de energia do prédio, dos banheiros do térreo, da área do entorno da piscina pública, dos vestiários, a reforma do foyer (Cantina da Riva), recuperação de dois elevadores, de espaços utilizados por projetos culturais e esportivos como Harmonicanto e da portaria de acesso. As novidades vão impactar diretamente o cotidiano dos mais de 31 mil moradores das comunidades e das mais de mil pessoas que utilizam o prédio público diariamente, das 7h às 20h.
– Os investimentos no prédio trarão uma grande transformação para a comunidade, que vai receber mais serviços de qualidade, que geram cidadania e dignidade. Ver o Restaurante-Escola pronto é motivo de orgulho e felicidade. E ele é só um pedacinho do que ainda vem por aí – afirmou Ruth Jurberg, coordenadora do programa Cidade Integrada.